PUBLICIDADE
Notícias

Venda de derivados da Petrobras sobe no 4º trimestre

20:59 | 09/02/2012
O volume total de vendas da Petrobras no mercado interno atingiu 2,630 milhões de barris diários no quarto trimestre de 2011, o que corresponde a um aumento de 4,4% frente ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o indicador apresentou alta de 0,7%, de acordo com informações do balanço financeiro divulgado hoje. Os números consideram a venda dos derivados, incluindo diesel, gasolina e nafta, além de gás natural e alcoóis e nitrogenados.

A comercialização de diesel, principal derivado vendido pela estatal, subiu 7,6% na comparação anualizada, para 905 mil barris diários. O aumento dos negócios no mercado doméstico ocorreu em decorrência, principalmente, do crescimento da economia, do aumento da safra de grãos e da menor colocação do produto por terceiros.

Já as vendas de gasolina somaram 547 mil barris diários no quarto trimestre, contra 414 mil barris diários registrados em igual período do ano anterior. Segundo a companhia, o incremento foi puxado pela maior competitividade do preço em relação ao etanol na maior parte dos estados, pelo crescimento da frota de veículos flex-fluel e pela diminuição da colocação do produto por outros players.

Ainda na comparação entre quartos trimestres, as vendas totais ao mercado externo encolheram 1,45%, para 1,220 milhão de barris diários. Com isso, as vendas totais da Petrobras no trimestre somaram 3,850 milhões de barris por dia, aumento de 2,47% ante o mesmo intervalo de 2010. Em relação ao terceiro trimestre de 2011, o indicador apresentou alta de 1,48%.

No acumulado do ano, o volume total vendido pela estatal foi de 3,716 milhões de barris diários, alta de 2% ante 2010. As vendas no mercado interno alcançaram 2,521 milhões de barris diários, expansão de 6% em igual comparação.

TAGS