PUBLICIDADE
Notícias

Serasa Experian: atividade do comércio cai 1,6%

11:53 | 02/02/2012
O movimento dos consumidores nas lojas de todo o País caiu 1,6% em janeiro ante dezembro de 2011, com ajuste sazonal, após três meses consecutivos de crescimento, apontou o Indicador de Atividade do Comércio, divulgado hoje (2) pela Serasa Experian.

Em relação a janeiro de 2011, houve alta de 6,4% no mês passado, mas esse resultado, segundo a empresa, mostra desaceleração, já que a atividade do comércio perde força desde novembro na comparação anual. Na avaliação da Serasa Experian, essa desaceleração indica que o varejo "dificilmente" conseguirá superar em 2012 o crescimento de 8,7% registrado em 2011.

De acordo com a empresa, o recuo em janeiro ante dezembro foi puxado pelo segmento de veículos, motos e peças, que registrou queda de 2,9% no movimento dos consumidores nas lojas especializadas. "A entrada, agora em definitivo, do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) mais elevado para os carros importados impactou o fluxo dos consumidores nas lojas do ramo no mês de janeiro de 2012", afirmou a Serasa Experian, em nota.

Também houve recuo expressivo no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%) na mesma base de comparação. Prejudicadas pelas chuvas, especialmente no centro-sul do País, as lojas tiveram de antecipar as liquidações de verão. Em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, a queda na atividade do comércio foi menor (-0,3%).

Nas lojas do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, o movimento dos consumidores permaneceu estável. Nas de combustíveis e lubrificantes, cresceu 0,9%, e de material de construção, 0,9% também em janeiro ante dezembro.

O indicador mede o total de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.

TAGS