PUBLICIDADE
Notícias

PIB cai 0,3% no 4ºtrimestre na zona do euro

09:04 | 15/02/2012
A economia da zona do euro se contraiu no quarto trimestre do ano passado pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2009, com nove países do bloco registrando queda na produção econômica no período - cinco deles entraram em recessão -, o que alimentou as preocupações de que a zona do euro terá o mesmo destino no primeiro trimestre deste ano.

 

Dados da Eurostat mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caiu 0,3% no último trimestre de 2011, em comparação com o terceiro trimestre, e cresceu 0,7% em relação ao mesmo período de 2010. Essa foi a primeira contração trimestral do bloco desde a queda de 0,2% registrada no segundo trimestre de 2009, enquanto a expansão anual foi a menor desde o quarto trimestre de 2009, quando o PIB teve contração anual de 2,1%.

 

Cinco economias da zona do euro entraram em recessão no fim do ano passado: Holanda, Itália, Portugal, Grécia e Bélgica. A definição técnica de recessão é a de dois trimestres seguidos de contração econômica. A Alemanha está entre as outras quatro economias da zona do euro que tiveram queda no PIB no quarto trimestre, mas isso seguiu-se a um crescimento no terceiro trimestre e os economistas não preveem uma recessão no país neste ano. As informações são da Dow Jones.

 

Agência Estado

TAGS