PUBLICIDADE
Notícias

ICST cai 8,7% no trimestre

08:31 | 09/02/2012
O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 8,7% no trimestre encerrado em janeiro, ante o mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados há pouco pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Banco Central (BC). O resultado, apesar de negativo, mostra uma evolução favorável do indicador que, no trimestre encerrado em dezembro do ano passado, havia recuado 9,9%.

 

De acordo com a FGV, a variação do indicador no trimestre encerrado em janeiro deste ano é a menor da série iniciada em setembro do ano passado. O índice médio de confiança do trimestre ficou em 126,9 pontos, ante 139,0 pontos em janeiro de 2011. O índice vai até 200 pontos, sendo que pontuações acima de 100 sinalizam otimismo do setor. Abaixo deste nível, a indicação é de pessimismo.

 

Do trimestre encerrado em dezembro para o finalizado em janeiro, foram destaques positivos os grupos Preparação do Terreno (de -5,8% para -1,0%) e Construção de Edifícios e Obras de Engenharia (de -11,4% para -9,5%). Em sentido oposto, no mesmo período, merecem destaque os segmentos de Obras de Infraestrutura para Engenharia Elétrica e para Telecomunicações (de -3,2% para -9,0%) e Obras de Acabamento (-1,9% para -5,4%).

 

Entre os componentes do ICST, houve avanço mais expressivo do Índice da Situação Atual (ISA-CST) que do Índice de Expectativas (IE-CST). Do trimestre encerrado em dezembro para o finalizado em janeiro, o ISA passou de -12,8% para -11,5%. Já o IE foi de -7,1% para -6,1%.

 

Agência Estado

TAGS