PUBLICIDADE
Notícias

FMI pode contribuir com �13 bi em novo socorro à Grécia

12:03 | 21/02/2012
O Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou que pode contribuir com novos 13 bilhões de euros no segundo pacote de socorro à Grécia, mas precisa da decisão final de seu conselho, afirmou o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble.

"Temos emitido a expectativa de que o FMI continuará a fazer uma contribuição significante" na ajuda para a Grécia, afirmou Schaeuble após reunir-se com os ministros das finanças da União Europeia em Bruxelas.

O governo alemão usará o montante de 13 bilhões de euros como base quando buscar aprovação na Câmara Baixa do Parlamento, na semana que vem, para o acordo de ajuda à Grécia aprovado hoje pelos ministros das finanças da zona do euro, afirmou Schaeuble.

O FMI concordou em participar com 30% no primeiro pacote de resgate da Grécia, fechado em 2010, mas preocupado com o excesso de exposição aos países da zona do euro, está inclinado a entrar com uma contribuição menor no segundo pacote.

Schaeuble também disse não haver necessidade atualmente de ajustes no programa de resgate de 78 bilhões de euros de Portugal, mas indicou a possibilidade de flexibilidades serem adotadas no futuro.

A Alemanha apoiaria uma ajuda adicional para países que têm cumprido as condições de seus programas de ajuda financeira, no caso de precisarem de mais recursos, afirmou. As informações são da Dow Jones.

TAGS