PUBLICIDADE
Notícias

FMI elogia papel da Arábia Saudita na economia global

18:22 | 04/02/2012
A Arábia Saudita tem desempenhado um "papel importante" na estabilização do mercado de petróleo e no suporte à economia global, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, por meio de um comunicado emitido neste sábado.

As declarações de Lagarde foram feitas na conclusão de sua visita de dois dias ao país árabe, a primeira desde a sua nomeação para chefiar o fundo. "Esse engajamento construtivo global e regional reflete o papel da Arábia Saudita como um líder não apenas no mercado de petróleo, mas também para a economia regional e global" disse Lagarde.

A chefe do FMI manteve conversas com o rei Abdullah, o ministro das Finanças, o presidente do banco central e representantes do setor privado e da sociedade civil, incluindo líderes femininas.

Ela elogiou os sauditas por "preservar a estabilidade financeira" após a crise econômica global e disse que as "sólidas políticas econômicas" do país e a supervisão do governo do setor financeiro amenizou os efeitos da crise financeira global sobre a economia do país.

A Arábia Saudita é membro do G-20, o qual está sob pressão para elevar suas contribuições aos recursos do FMI para possíveis intervenções em momentos de crise. O FMI quer levantar US$ 500 bilhões, além dos quase US$ 390 bilhões que já tem disponível no momento, para ajudar os países em dificuldades financeiras. As informações são da Dow Jones.

TAGS