PUBLICIDADE
Notícias

Economia da AL melhorou, mostra ICE

Houve melhora nas respostas relacionadas ao presente e ao futuro. Nos dois sub-indicadores do ICE, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu de 5,2 pontos para 5,8 pontos no período, se mantendo acima de sua média histórica (5 pontos)

08:23 | 16/02/2012

A avaliação sobre a economia da América Latina melhorou no começo do ano, embora a região ainda se encontre em fase de declínio do ciclo econômico. É o que mostrou hoje o Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina, que subiu de 4,4 pontos para 5 pontos de outubro do ano passado para janeiro deste ano.

Houve melhora nas respostas relacionadas ao presente e ao futuro. Nos dois sub-indicadores do ICE, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu de 5,2 pontos para 5,8 pontos no período, se mantendo acima de sua média histórica (5 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE) subiu de 3,5 pontos para 4,2 pontos, ainda abaixo da média histórica (5,4 pontos).

Nos 11 países pesquisados para o cálculo do indicador, oito registraram aumento no índice de clima econômico, de outubro para janeiro. É o caso de Bolívia; Brasil; Colômbia; Equador; México; Peru; Uruguai e Venezuela. Dois tiveram piora no clima econômico: Argentina e Paraguai. Já o Chile manteve a mesma magnitude de clima econômico, no período.

O ICE é calculado a partir das respostas da Sondagem Econômica da América Latina, feita em parceria pelo Institute for Economic Research at the University of Munich, ou Instituto alemão IFO, e Fundação Getúlio Vargas (FGV). A sondagem é trimestral e suas respostas são usadas para o cálculo do ICE, que vai até nove pontos. Para a pesquisa, as instituições consultaram 159 especialistas de 18 países.

 

Agência Estado

TAGS