PUBLICIDADE
Notícias

China corta importações de minério de ferro do Irã

16:01 | 21/02/2012
As importações chinesas de minério de ferro procedente do Irã caíram em janeiro deste ano por conta de uma redução nas compras de commodities em geral pela China, do feriado do Ano Novo Lunar e de uma advertência contra os negociantes iranianos do produto.

Apesar de a China não ter aderido à iniciativa norte-americana de ampliar as sanções ao Irã, Pequim distanciou-se do aliado no comércio de minério de ferro em meio a acusações de fraude e "práticas comerciais vis".

Dados divulgados hoje mostraram que as importações chinesas de minério de ferro do Irã caíram 55% no ano e 25% de dezembro para janeiro, para 710.701 toneladas. Nos últimos dois anos o Irã foi o quinto maior fornecedor de minério de ferro da China.

Em dezembro, um emissário do Ministério de Comércio da China divulgou uma rara queixa segundo a qual as empresas de seu país, e em especial as de minério de ferro, estavam encontrando dificuldades para realizar negócios no Irã.

De acordo com o Ministério de Comércio, os exportadores iranianos de minério de ferro desonram os contratos ao fornecerem material de baixa qualidade ou ao reterem o produto.

"As empresas chinesas que negociam com o Irã enfrentam ameaças e violência", denunciou o emissário. Ele recomendou às empresas que fiquem alertas ao selecionarem parceiros no Irã e usem letras de crédito para reduzir os riscos.

"Os importadores chineses já estão cientes há algum tempo da baixa qualidade do minério de ferro iraniano, mas a escala do declínio do último mês não teria sido tão grande sem o incidente de dezembro", comentou Li Bin, analista de siderurgia da Minsheng Futures.

A maiores siderúrgicas chinesas costumam evitar comprar o minério de ferro do Irã, deixando o produto oriundo do país para as menores, observou Jim Lin, analista de siderurgia da consultoria CRU em Pequim.

Ainda assim, a queda nas importações de minério de ferro iranianos ocorre em meio a um declínio mais amplo nas importações de commodities pela China. No ano, o declínio geral nas importações de minério de ferro foi de 18%.

Também de acordo com os dados divulgados hoje, as compras de cobre caíram 18% no mês e 37% no ano encerrado em janeiro, as de borracha recuaram 34%, as de açúcar, 71%, e as de algodão, 16%. As informações são da Dow Jones.

TAGS