PUBLICIDADE
Notícias

Novoex começa amanhã e MDIC lança central de atendimento

16:45 | 31/01/2012
O Novo Módulo do Siscomex Exportação Web (Novoex) entrará em pleno funcionamento a partir de amanhã. Para ajudar os usuários neste momento de mudança, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) instalou uma central de atendimento para esclarecimentos. As dúvidas sobre como utilizar o novo sistema poderão ser sanadas por telefone (61 2027-8200) ou pelo e-mail email (novoex@mdic.gov.br).

De acordo com o MDIC, o Novoex funcionará junto com o módulo atual do Siscomex Exportação apenas até hoje. A partir de amanhã, o Siscomex, que foi lançado em 1993, será desligado para novas operações e ficará disponível apenas para consultas, alterações e outros procedimentos dos registros já iniciados.

O Novoex pode ser acessado diretamente pela internet sem a necessidade de instalação de programas adicionais nos computadores. Pelo novo sistema, os usuários podem gravar os Registros de Exportação (REs) e os Registros de Crédito (RCs), que são feitos para as exportações financiadas com recursos privados ou públicos.

O novo sistema, segundo o MDIC, possui mais funcionalidades, como a possibilidade de aproveitamento de informações de registros anteriores e a permissão para fazer REs por lotes, o que facilita o trabalho dos operadores e reduz o tempo das operações. O Novoex apresenta ainda, conforme o Ministério, maior visibilidade do processo tanto pelo exportador quanto pelo anuente e permite a realização de simulação prévia do RE. O MDIC ressaltou que o Novoex apenas realiza operações comerciais (RE e RC) e que as operações aduaneiras continuam a funcionar da mesma forma nos sistemas da Receita Federal.

TAGS