PUBLICIDADE
Notícias

Emprego e renda sustentam confiança do consumidor

11:30 | 16/01/2012
São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado hoje pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), mostra que o otimismo do consumidor paulistano se manteve praticamente estável em janeiro, registrando alta de 0,1% em relação a dezembro.

De acordo com a entidade, os bons níveis de emprego e renda fizeram com que o ICC atingisse neste mês 158,3 pontos - numa escala que vai de 0 a 200 pontos e indica otimismo quando acima dos 100.

A assessoria técnica da FecomercioSP avalia, porém, que as perspectivas de desaceleração do crescimento da economia brasileira neste primeiro semestre fará com que o índice recue. A confiança em relação ao futuro já antecipa esta tendência: o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), um dos dois componentes do ICC, recuou para 162,6 pontos e registrou queda de 0,4% em relação a dezembro. Já a avaliação do momento presente, medida pelo Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea), melhorou 0,9% e atingiu 151,9 pontos.

 

Agência Estado

 

TAGS