Veja as promessas de Ano Novo mais feitas pelos brasileiros para 2026
Pesquisa revela as expectativas para 2026, que para a maioria dos brasileiros, envolvem finanças, saúde e educação. Veja quais são as promessas
22:09 | Dez. 29, 2025
No clima de fim de ano, pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro revela as principais promessas dos brasileiros para o ano de 2026.
As metas envolvem temas como finanças, saúde e educação, além de revelar que a auto responsabilidade para atingi-las também é considerada.
Com plano de fundo, o brasileiro também considera que 2026 será um bom ano, tanto pessoalmente como para o País. Confira quais são as promessas de ano novo dos brasileiros para 2026.
Leia mais
Quais são as promessas de Ano Novo mais feitas pelos brasileiros?
A pesquisa foi feita com 1,5 mil brasileiros maiores de 18 anos, residentes nas cinco regiões. Desse total, 56% pretende fazer metas de Ano Novo, com destaque para:
- Poupar dinheiro (90%);
- Melhorar a alimentação (89%);
- Praticar mais atividade física (86%);
- Fazer algo para melhorar a aparência (79%);
- Começar um curso (52%).
Também apareceram metas como: casar ou começar um relacionamento (24%), mudar de casa (34%) e abrir um negócio. Economizar dinheiro também se sobrepõe na pesquisa Datafolha.
Promessas feitas pelos brasileiros: maioria se responsabiliza por realizá-las
A pesquisa do Instituto Locomotiva perguntou aos entrevistados sobre quem pode contribuir para que a vida melhore em 2026. A maioria afirma ter a responsabilidade sobre si mesmo (52%).
Em seguida aparecem:
- Deus ou a igreja (22%);
- Família (11%);
- Governo federal (4%);
- Empresa onde trabalha (3%);
- Governo estadual (1%) e
- Governo municipal (1%).
Leia mais
Brasileiros esperam 2026 com otimismo
Enquanto faz suas metas e promessas para o novo ano, a maioria espera um novo ano melhor que o anterior, conforme 83% da população.
Em 2024, esse índice era de 79%. Este ano, os perfis dos jovens e mulheres contribuíram para o aumento na porcentagem.
Saindo da perspectiva pessoal, outro tópico abordado é se o Brasil vai melhorar no próximo ano: para 41%, o País vai ter um ano melhor; 26% acham que a situação ficará igual e 33% dizem que ficará pior.
Balanço de 2025 explica otimismo para o ano que se inicia
O otimismo para o ano que se inicia já é perceptível no balanço sobre 2025. Quase metade dos entrevistados acharam que o ano foi "melhor do que imaginavam".
Para 17% o ano foi como imaginavam e 33% consideram pior do que pensavam.
Em relação ao autocuidado, o índice aumenta: 72% afirmaram ter melhorado a alimentação, 63% praticado mais atividade física e 62% feito algo para melhorar a aparência ou se sentir melhor consigo mesmo.