Cientistas brasileiros descobrem morcego de 5 cm; conheça

Ao lado de pesquisadores mexicanos, o grupo encontrou uma das menores espécies de morcegos frugívoros; entenda mais sobre a descoberta

21:00 | Fev. 29, 2024

Batizada de Vampyressa villai, a nova espécie de morcego tem 50 milímetros (foto: GUILHERME GARBINO / ARQUIVO PESQUISADORES)

Uma espécie de morcego anteriormente desconhecida do gênero Vampyressa foi encontrada no sudoeste do México por um grupo de pesquisadores brasileiros e mexicanos. A descoberta foi compartilhada em artigo publicado nesta quinta-feira, 29, na revista científica Journal of Mammalogy.

Batizada de Vampyressa villai, a espécie pesa oito gramas e tem 50 milímetros de comprimento (cinco centímetros), o equivalente ao tamanho de um beija-flor. Para a investigação, os pesquisadores analisaram dados de DNA, crânio e pelagem de morcegos de coleções de 15 museus ao redor do mundo.

“Ter um nome formaliza a ‘existência’ da espécie e facilita sua inclusão em listas de espécies ameaçadas. Como ela apenas ocorre no México, as autoridades daquele país irão avaliar se a espécie está ou não ameaçada”, explica o co-autor do estudo e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Guilherme Garbino.

O morcego encontrado faz parte de uma das menores espécies que se alimentam de frutas (frugívoros) e habita florestas tropicais dos estados mexicanos de Oaxaca, Guerrero e, possivelmente, Veracruz. Entre as suas características, nota-se orelhas amarelas e dois pares de listras faciais brancas.

Cavernas são motéis de morcegos que viajam 700 km para namorar; VEJA REPORTAGEM ESPECIAL

O gênero Vampyressa, do qual o mamífero faz parte, não está limitado ao sudoeste mexicano e se distribui até países da América do Sul, incluindo a Bolívia, a Argentina e o Brasil.

“O lugar onde encontramos a espécie nova é o mais a norte que chega o gênero Vampyressa”, diz Garbino ao O POVO.

O trabalho foi publicado por pesquisadores das universidades federais de Viçosa (UFV) e da Paraíba (UFPB), com colaboração de cientistas da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam).

Mulher cria asilo para morcegos em apartamento de 60 m²; ENTENDA

Cientistas brasileiros descobrem morcego: gênero Vampyressa no Brasil

Garbino destaca que já existem duas espécies do gênero Vampyressa no Brasil: Vampyressa thyone, na Amazônia, e V. pusilla, no cerrado e na mata atlântica.

“Porém, temos lacunas no conhecimento sobre elas. Uma das ideias é explorar qual espécie que ocorre no Nordeste brasileiro, onde a espécie é raríssima”, completa.