Anticoncepcional masculino sem hormônios está em fase de testes
Estudo indica que o contraceptivo consegue impedir o "nado" dos espermatozoides
17:29 | Fev. 16, 2023
O estudo publicado na revista Nature Communications na última terça-feira, 14, por pesquisadores da Weill Cornell Medicine, nos Estados Unidos, apresenta uma pílula anticoncepcional masculina não-Hormonal que interrompe o nado dos espermatozóides.
O contraceptivo busca inibir a enzima adenilato ciclase, presente na maturação dos espermatozóides. Em teste com camundongos machos, uma dose foi o suficiente para deixar os animais “temporariamente inférteis”.
“Os camundongos exibem um comportamento normal de acasalamento e a fertilidade total retorna no dia seguinte”, relata o estudo. Os resultados observados não indicaram efeitos comportamentais ou anormalidade em quaisquer órgãos principais.
O objetivo é oferecer aos homens uma contracepção sob demanda, usada apenas quando necessária, uma hora antes da relação sexual. Como o projeto não usa hormônios, os cientistas apontam a falta de efeitos colaterais por alteração hormonal como vantagem.
Mamífero da Austrália pode entrar em extinção por fazer sexo demais; ENTENDA
Anticoncepcional masculino: Como funcionaria?
O medicamento testado em camundongos, chamado de TDI-11861, foi capaz de imobilizar o esperma antes, durante e depois do sexo, mantendo o seu efeito por três horas.
A pesquisa indica que outros esforços para o desenvolvimento de contraceptivos masculinos exigem meses de pré-tratamento contínuo, enquanto a estratégia estudada apresentaria “contracepção sob demanda após uma dose”.
As ideias geniais realmente surgem no meio do banho? DESCUBRA