São João: qual o significado e história por trás da festa junina?

A festa junina é um marco no calendário brasileiro. Conheça mais sobre as origens culturais e religiosas das celebrações que homenageiam São João

20:47 | Jun. 13, 2022

Conheça mais sobre as origens das celebrações e a história por trás do dia de São João (foto: Reprodução / Janine Morais / Flickr / @MinC)

Após dois anos de pandemia, as festas juninas estão de volta em 2022. Uma celebração especialmente forte no Nordeste do Brasil, apesar de acontecer por todo o país, a festa junina ocorre em homenagem à São João, sempre no mês de junho, já que o padroeiro da festa é celebrado no dia 24 deste mês.

A história da festa pode ser traçada há séculos, a partir do momento na Idade Média no qual a Igreja Católica decidiu substituir alguns feriados pagãos e transformá-los em datas importantes para os fiéis, visando a conversão e substituição dos ritos religiosos pagãos em cristãos.

Festa junina: de onde vem o dia de São João?

O dia 21 de junho era celebrado pelos pagãos, por ser o dia do solstício de verão no Hemisfério Norte. Nesse dia, todos os anos, o sol faz o caminho mais longo pelo céu, o que significa que é o dia com mais luz do sol do ano inteiro, e o período do ano próximo ao solstício celebrava a fartura e a colheita.

No lugar dessa festividade pagã, foi estabelecido o dia de São João, em 24 de junho. João era primo de Jesus, e foi quem o batizou, no rio Jordão. Outros santos também são celebrados em junho, como Santo Antônio (13) e São Pedro (29).

São João tem influência de outras culturas

Outras culturas, como a europeia e a africana, influenciaram as celebrações juninas. Desde os termos utilizados nas danças em quadrilhas até o “arrasta-pé”, tão popular no Nordeste, o sincretismo cultural e a herança histórica se encontram no mês de junho para formar uma das festas mais populares do país.