Peixes são submetidos a LSD em pesquisa que testa benefícios da substância

Cientistas do Canadá testaram pequenas doses de Dietilamida do Ácido Lisérgico (LSD) em peixes-zebra, espécie que compartilha 70% de seus genes com os seres humanos

23:11 | Fev. 07, 2022

Por: Redação O POVO
Os pesquisadores afirmaram que, com mais pesquisas surgindo, talvez seja possível usar o LSD como um tratamento radical para a saúde mental e o vício em álcool futuramente. (foto: Reprodução / microgen envato)

Uma equipe de cientistas da MacEwan University, no Canadá, passou a administrar pequenas doses de Dietilamida do Ácido Lisérgico (LSD) em peixes-zebra e a realizar testes de neurociência comportamental para testar os efeitos da substância na ansiedade e nos sintomas de abstinência de álcool. Os peixes testados compartilham 70% de seus genes com os seres humanos.

Para comprovar que a reação dos peixes seria similar a dos humanos com outras substâncias, os cientistas submeteram a espécie a álcool e nicotina, depois de diversos estudos. A reação esperada da redução de ansiedade durante o uso e do aumento de ansiedade na abstinência foi comprovada e constatada à semelhança dos organismos.

LSD: pesquisas e estudos em diversas áreas

Os pesquisadores afirmaram que, com mais pesquisas surgindo, talvez seja possível usar a substância como um tratamento radical para a saúde mental e o vício em álcool futuramente. Em 1950, o psiquiatra britânico Humphry Osmond chegou a usar LSD para tratar o alcoolismo. E, recentemente, a substância está em foco em diversos estudos nas áreas de neurologia e psiquiatria.

Com informações do Canaltech