PUBLICIDADE
Notícias

Nasa encontra planeta similar à Terra e é batizado como ''primo distante''

Para o chefe do projeto do satélite Kepler, a descoberta fornece uma oportunidade de entender e refletir sobre o ambiente em evolução da Terra

14:47 | 23/07/2015
NULL
NULL

Cientista da Nasa divulgaram nesta quinta-feira, 23, a descoberta de um planeta com características muito similar à Terra e que orbita uma estrela semelhante ao Sol.

O planeta Kepler-5452b foi batizado pelos cientistas de "primo distante" da Terra. Ele é 60% maior em diâmetro e tem boa chance de ser rochoso, embora ainda não seja possível afirmar.

Para os astrônomos, o planeta é potencialmente rochoso e circunda sua estrela na mesma distância que a Terra orbita o Sol. Ele demora 385 dias para dar uma volta completa ao redor de sua estrela, chamada de Kepler-452, astro do sistema que está a 1.400 anos-luz de distância da constelação de Cygnus, que está a 11 anos-luz da Terra.

[SAIBAMAIS2] 

Em comunicado divulgado pela Nasa, Jon Jenkins, chefe do projeto do satélite Kepler, disse que a descoberta fornece uma oportunidade de entender e refletir sobre o ambiente em evolução da Terra.

"É inspirador considerar que esse planeta já vive há 6 bilhões de anos na área habitável dessa estrela, mais do que a Terra. Isso é uma oportunidade substancial para a vida surgir, devem existir todos os ingredientes e as condições necessárias para a vida existir neste planeta", afirmou o pesquisador.

Conhecido como Kepler 452b, o planeta foi detectado pelo telescópio espacial Kepler da agência espacial norte-americana, que foi a caça para outros mundos como o nosso desde 2009.

 Redação O POVO Online

TAGS