PUBLICIDADE
Notícias

Chegada do homem à Lua completa 46 anos

Missão entraria para a história por permitir que os astronautas caminhassem pelo satélite e retornassem, em segurança, à superfície terrestre

14:44 | 20/07/2015
NULL
NULL

A chegada do primeiro homem à Lua completa 46 anos nesta segunda-feira, 20.

A célebre imagem do pouso da nave americana e de Neil Armstrong cravando a bandeira dos Estados Unidos em solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, se tornaria uma sequência em câmera lenta repetida inúmeras vezes por todo o mundo.

A missão Apollo 11, realizada entre 16 a 24 de julho do referido ano, entraria para a história por permitir que os astronautas Neil Armstrong - comandante da missão e o primeiro a pisar a lua - Buzz Aldrin e Michael Collins caminhassem pelo satélite e retornassem, em segurança, ao planeta Terra.

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

 

Os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins fizeram treinamentos intensivos para conseguir chegar onde nenhum homem havia ido antes.

Três dias após a decolagem no Kennedy Space Center, Cabo Canaveral, na manhã do dia 16 de julho de 1969, o foguete Saturn V entraria na órbita lunar. Mesmo em condições críticas, com alarmes soando e apenas 30 segundos de combustível disponível, os astronautas conseguiram chegar ao fascinante destino.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"A Águia pousou", falou emblematicamente Armstrong, à base de Houston, aliviando a todos.

Embuste

No entanto, há controvérsias sobre a vericidade da missão. Há quem afirme que tudo não passou de uma grande farsa, arquitetada pelo governo americano, encenado em um estúdio de TV no estado de Nevada, com direção do cineasta Stanley Kubrick.

[FOTO4]

 

 

 

 

 

 

 

 


De acordo com o escritor Bill Kaysing, em seu livro We Never Went to the Moon (“Nunca Fomos à Lua”), a Agência Espacial Americana (NASA) não contava, na época, com tecnologia suficiente para levar o homem ao satélite.

Os mais incrédulos atribuem a ausência de crateras e de estrelas nas imagens como alguns indícios da farsa.

Veja vídeo editado pela NASA com os principais momentos do pouso na Lua:

[VIDEO1]

Redação O POVO Online
TAGS