PUBLICIDADE
Notícias

Famosa garrafa da Coca-Cola completa 100 anos de história

Poucos sabem de onde veio a inspiração para a construção da tal garrafinha. O criador se inspirou na ilustração de uma fava de cacau achada em uma enciclopédia

14:42 | 21/05/2015
NULL
NULL
A famosa e conhecida bebida mundial, a Coca-Cola, vendida em todos os países do mundo, exceto em Cuba e Coreia do Norte, tem como destaque sua garrafa curvilínea de vidro, a qual foi criada no século 19 e completa 100 anos. A bebida, juntamente com a garrafa, acompanhou alguns processos históricos como a Segunda Guerra Mundial.
 
De acordo com a BBC, os soldados americanos chegaram a consumir 5 bilhões de garrafas de Coca-Cola. Elas eram enviadas pela empresa pelo preço fixo de 5 centavos de dólar.
 
É comum ouvir dos amantes da bebida, que a melhor Coca-Cola é aquela da garrafa de vidro. Para o designer industrial francês radicado nos Estados Unidos e morto em 1986 Raymond Loew, “a garrafa da Coca é uma obra-prima do planejamento científico e funcional”.
 
Segundo Loewy, a garrafa foi algo pensado, lógico, econômico em seu material, e bonito de se ver. É o mais perfeito ‘invólucro de líquidos’ já criado e um dos maiores clássicos da história das embalagens”.
[SAIBAMAIS3] 
 
No entanto, poucos sabem de onde veio a inspiração para a construção da tal garrafinha. No ano de 1915, o advogado da empresa, Harold Hirsch, realizou um concurso de design para encontrar a garrafa ideal.
 
Participaram do evento oito empresas, que tinha como finalidade "criar uma garrafa que uma pessoa pudesse reconhecer apenas com o tato, e que tivesse um formato que, mesmo quebrado, seria identificável com uma rápida olhada”.
 
A empresa vencedora foi a Root Glass Company, de Terre Haute, no Estado americano de Indiana. O criador se inspirou na ilustração de uma fava de cacau achada em uma enciclopédia.
 
No entanto, por ser curvilínea demais, as garrafas caíam com facilidade e rolavam pela linha de montagem.
 
Foi em 1916 que ela foi reformulada tornando-se a garrafa padrão da Coca-Cola quatro anos depois. Segundo a BBC, essa garrafa foi para a guerra em 1941, conquistando o mundo.
 
Nesses 100 anos de história, a famosa garrafa passou por mais uma mudança. Em 1957, Raymond Loewy e John Ebstein substituíram o logotipo gravado no vidro por letras brancas aplicadas sobre ele. Essa ideia modernizou a garrafa da Coca-Cola.
 
Redação O POVO Online 

TAGS