PUBLICIDADE
Notícias

Medusa artificial é feita com células de rato e silicone

A criação foi nomeada de "Medusoide" e para ser feita os cientistas tiveram que estudar a engenharia da estrutura celular do animal marinho

16:55 | 24/07/2012
NULL
NULL

Uma medusa artificial foi feita a partir de células musculares cardíacas de rato e silicone, segundo publicação na revista Nature Biotechnology. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

A semelhança da locomoção da medusa na água com o bombeamento de sangue feito pelo coração chamou a atenção de Kevin Kit Parker, de Harvard (o idealizador da invenção), ao visitar um aquário.

A criação foi nomeada de "Medusoide" e para ser feita os cientistas tiveram que estudar a engenharia da estrutura celular do animal marinho, que é o mais antigo a ter diversos órgãos internos definidos.

O experimento passou a se locomover quando foi colocado em uma solução salina, recebendo em seguida descargas elétricas, pois suas células musculares passaram a se contrair.

Com o bom resultado alcançado pelos cientistas, a medusoide servirá como pesquisa na aplicação do experimento em órgãos musculares humanos, assim como na criação de seres que consigam obter sozinhas o próprio alimento.

A aplicação mais benéfica do invento seria a criação de um marcapasso baseado num sistema biológico, podendo funcionar sem bateria no organismo humano durante anos. As informações são da revista Info.

Redação O POVO Online

TAGS