Notícias

Astrônomos enxergam "massa negra"

Estudiosos acreditam que a "massa negra" seja responsável pelo campo gravitacional que mantém as galáxias unidas

17:26 | 10/07/2012
NULL

A estrutura que pode ter dado origem ao universo (conhecida como "massa negra") foi observado por astrônomos pela primeira vez na história, na última semana.

Pesquisadores conseguiram observar intersecções em filamentos de estruturas em aglomerados de galáxias usando dados da nave XMM-Newton, telescópio de raio X da Agência Espacial Europeia (ESA)

A novidade, no entanto, foi ofuscada pelo anúncio da descoberta de uma partícula que pode ser o Bóson de Higgs, na revista científica Nature.

A existência da massa negra foi descoberta em 1933, pelo astrônomo suíço Fritz Zwicky. Ele constatou que a quantidade de matéria observada pelos telescópios não era equivalente ao comportamento do universo.

Sendo assim, Zwicky afirmou que existia algo mais, ao qual até agora não podíamos enxergar. Esse "algo mais" significa 80% de toda a matéria existente e foi denominado como "massa negra".

Os astrônomos acreditam que essa matéria seja responsável pelo campo gravitacional que mantém as galáxias unidas, o que justifica sua importância.

A equipe responsável pela conquista é do Observatório da Universidade de Munique, na Alemanha. As informações são da revista Info.

Redação O POVO Online