Caldeirões, em Saboeiro, é o primeiro açude a sangrar no Ceará em 2021; veja vídeo

Região do Sertão Central e Inhamuns teve maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas.

11:46 | Fev. 16, 2021

Funceme registrou 105 milímetros de precipitações em Saboeiro, município onde o 1º açude sangrou em 2021 no Ceará (foto: Divulgação /Cogerh)

A barragem Caldeirões sangrou nesta terça-feira, 16. Com isso, a barragem é o primeiro açude, dos 155 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a ultrapassar em 2021 a capacidade de água comportada pelo equipamento. O açude fica no município de Saboeiro, distante 441,7 quilômetros de Fortaleza. Por lá, choveu 105 milímetros (mm) nas últimas 24 horas.

VEJA VÍDEO

A cidade está na região do Sertão Central e Inhamuns, onde foram registradas intensas precipitações, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Crateús teve o maior acumulado do ano até agora, com 200m. Depois , Quiterianópolis, com 170mm.

Mais cedo, a Funceme emitiu aviso meteorológico para toda a região da Ibiapada, Cariri e Sertão Central e Inhamus para risco médio de chuvas intensas, que pode ocasionar alagamentos, enchentes, inundações ou enxurradas, bem como descargas elétricas e rajadas de vento.