PUBLICIDADE
Notícias

Detento da Cadeia Pública de Quixadá tem suspeita de meningite

Ainda não há a confirmação do diagnóstico. Medidas para conter uma possível propagação na cadeia estão sendo tomadas

08:03 | 24/06/2015
Um detento da Cadeia Pública de Quixadá foi transferido para o Hospital São José, na Capital, com suspeitas de ter meningite meningocócica. Ele chegou ao hospital na noite dessa terça-feira, 23, onde recebe tratamento específico para a doença, apesar de não haver, ainda, a confirmação. As informações são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Na cadeia de Quixadá, nesta quarta-feira, 24, medidas profiláticas estão sendo tomadas com as 140 pessoas que possivelmente tiveram contato com ele, entre detentos e profissionais.

No dia 22 de maio, morreu por causa da doença um detento do Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga. Um outro detento também contraiu a doença.

[SAIBAMAIS3]

A doença

A meningite é caracterizada por dor de cabeça, vômito, rigidez no pescoço, e, em alguns casos, febre e manchas avermelhadas. É causada por vírus, bactérias ou fungos, que provocam a inflamação das meninges — membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

A meningite é contagiosa, podendo ser transmitida por secreções respiratórias, saliva expelida ao tossir e espirrar e por outras formas de contato próximo. Pode-se ter a doença e não apresentar sintoma dela, mas, ainda assim, transmiti-la.

A doença é comum nesta época do ano, assim como outras doenças autolimitadas (quando o sistema imunológico combate o invasor estranho).

Redação O POVO Online
TAGS