PUBLICIDADE
Notícias

Seis meteoros por hora são registrados em estação em Maranguape

O espetáculo ocorre anualmente entre os meses de julho e agosto. O céu mais esuro que o normal criou condições ideias para a observação das populares estrelas cadentes

11:43 | 13/08/2015
NULL
NULL

A chuva de meteoros das Perseidas teve a melhor observação dos últimos oito anos, na madrugada desta quinta-feira, 13. O fenômeno coincidiu, pela primeira vez desde 2009, com a ausência de luar, o que possibilitou o registro de 26 meteoros em quatro horas, na estação Bramon [Brazilian Meteor Observation Network] de Maranguape, 30 km de Fortaleza.

O técnico-químico Lauriston Trindade, 37 anos, montou a estação em sua residência e teve uma visão privilegiada da chuva de meteoros proveniente do cometa Swift-Tuttle. "Aqui nós temos um clima mais favorável à visualização, o tempo seco com menos nebulosidade, e poluição visual bem menor. Na estação de São Paulo, eles detectaram um ou dois meteoros", detalha.

O registro da chuva de meteoros foi feito com uma câmera, que fica ligada à noite diariamente, conforme Lauriston. Entre 1h e 5 horas da madrugada, foram captados 26 meteoros que estavam a 210 km do litoral, na altura do município de Acaraú. "Esse cometa oscila em torno do Sistema Solar com período orbital de cerca de 130 anos. Os detritos não oferecem riscos a população, são muito pequenos e podem nem sequer chegar ao solo", diz.

Veja o vídeo do momento da explosão de "estrelas cadentes'' em frente à câmera:
[VIDEO1]

Ele destaca que os meteoros poderão ser vistos até o dia 23 de agosto, mas até lá a taxa de aparição deles vai ficando cada vez menor. "Observadores do Ceará são privilegiados. Quanto mais ao sul, menos meteoros podem ser vistos", indica Lauriston. 

Ao todo, 23 estações da Bramon estão espalhadas pelo Brasil, mas o Ceará possui apenas a estação de Lauriston, montada recentemente com recursos próprios. "A organização é composta de voluntários. Eu sempre me interessei muito por astronomia então busquei o site da Bramon, comprei o material em Fortaleza e agora repasso os dados para a coordenação".

Lauriston conta que gastou cerca de R$ 400 com o material, mas o investimento é recompensado. As Perseidas são também conhecidas como as "lágrimas de São Lourenço" - que foi um dos primeiros diáconos da Igreja, tendo sido torturado até a morte pelos romanos em 10 de agosto de 258, justamente a data em que, todo ano, ocorre o acúmulo dos detritos do cometa.

O astrônomo diz que a expectativa é que uma nova estação seja montada em Hidrolândia, mas o ideal seria mesmo a expansão para todo o Estado. "Aqui no Ceará temos uma situação geográfica privilegiada, conseguimos ver as chuvas do hemisfério e do norte. Com mais investimento e mais voluntários, seria possível calcular a órbita dos meteoros e até saber onde ele caiu", completa.

TAGS