PUBLICIDADE
Notícias

Confira os filmes vencedores do V Festival de Jericoacoara

09:19 | 22/06/2015
O V Festival de Jericoacoara Cinema Digital premiou curtas-metragens de cineastas de sete estados, até o último domingo, 21. Entre os premiados, os realizadores cearenses Josafá Ferreira Duarte e Pedro Rocha levaram os prêmios de melhor filme pelo júri popular e melhor filme do Ceará, respectivamente.

Os grandes vencedores do festival foram os filmes “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA) e “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP), com quatro troféus “Pedra Furada” para cada um. No encerramento do festival, o cineasta baiano Tuna Espinheira, falecido em janeiro deste ano e que participou do festival por três vezes, foi homenageado com a exibição do filme “O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão Veredas”.

[SAIBAMAIS 1] “Tuna tinha uma obsessão em fazer cinema. Espero que a seriedade de fazer cinema prevaleça também para os jovens diretores que estão aqui. Viva o cinema”, disse Yara Espinheira, viúva do cineasta

Além da mostra competitiva de curtas-metragens, que incluiu 30 filmes de até 20 minutos, o festival contou com uma mostra informativa, com exibições à tarde contemplando filmes como “O Desafio”, de Paulo César Saraceni, e “Os Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla. Sessões de cinema para o público infantil, além de uma oficina de cinema digital para os moradores de Jericoacoara, completaram a programação.

Para o diretor do evento, o escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o festival deu a oportunidade de nomes do cinema brasileiro trocassem ideias e experiências com jovens realizadores e com o público do festival. “É uma vitória, para um festival voltado exclusivamente para o cinema brasileiro e para a democratização do acesso ao cinema, através do digital, do espaço aberto para que o público possa conhecer a cada ano o trabalho de novos e talentosos diretores que estão fazendo o novo cinema acontecer, em todas as regiões do País”, completou.

Vencedores

Melhor ficção: “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP);
Melhor documentário: “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA);
Melhor filme de animação: “Guida”, de Rosana Urbes (SP);
Melhor filme experimental: “Cântico dos Ventos”, de Laurita Caldas (PB);
Melhor direção de arte: “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP);
Melhor montagem: “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP);
Melhor ator: Sérgio Mastropasqua, do filme “Preto no branco”, de Alison Zago Silva (SP);
Melhor diretor: “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA);
Melhor fotografia: “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA);
Melhor desenho de som: “O Pau da Bandeira”, de Felipe Wenceslau (BA);
Melhor roteiro: “O Passageiro”, ficção, de Eduardo Cantarino (RJ);
Melhor atriz: Zezita Matos, do filme “Olhos de Botão”, ficção, de Marlom Meirelles (PE);
Melhor filme, pelo júri popular: “Cadê meu zóculos”, ficção, de Josafá Ferreira Duarte (CE);
Melhor filme dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Prêmio Cepima): “Curitiba, mon amour”, documentário, de Pedro Rocha (CE);
Menções honrosas: “As Aventuras de Chaga das Onças”, animação, de George Alex Barbosa (CE), e “Gutierres”, documentário, de Fernando Bassani (RS).

Redação O POVO Online
TAGS