PUBLICIDADE
Notícias

Cearense conquista prata em Olimpíada Brasileira de Matemática

Aluno Lucas Torquato, 13, é natural de Jaguaribe, interior do Ceará, e foi destaque na competição destinada à escolas públicas de todo o Brasil

11:19 | 01/10/2015
NULL
NULL

Entre mais de 3.800 alunos, Lucas Fernando Torquato Cares se destacou. Com muita dedicação, o jovem de 13 anos encontrou nos estudos uma forma de ultrapassar barreiras e de ganhar notoriedade entre os brasileiros que disputaram a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP do ano de 2014. Com apoio familiar e de professores, Lucas conquistou a medalha de prata da competição e levou o município de Jaguaribe, no Ceará, à cenário nacional. Apesar de a competição ter sido realizada no ano passado, o resultado só foi divulgado no último mês de setembro.

Estudante da Escola Municipal Alice Diógenes Pinheiro, Lucas está cursando o oitavo ano do ensino fundamental. Ele afirma que está muito contente com conquista e motivado para a nova disputa deste ano. “Minha motivação é todo o apoio que recebo dos meus amigos, familiares e professores. Essa conquista só me incentivou ainda mais para buscar os melhores resultados”, disse.

Estudando desde a primeira série na mesma instituição de ensino, Lucas Torquato tem se revelado um talento entre os estudantes cearenses. Com a medalha de prata, o aluno voltou a participar da edição deste ano de 2015, cuja espera o resultado da segunda fase, que aconteceu no último mês de setembro. “Atualmente passei na primeira fase e estou esperando o resultado da segunda fase da competição deste ano”, afirmou o garoto.

Além da medalha, o estudante foi convidado para participar do PIC: Programa de Iniciação Científica Jr, com duração de 10 meses, em Limoeiro do Norte. De acordo com a diretora da escola onde Lucas estuda, Ruth Marcario, aulas de reforço foram essenciais para a conquista. “Com reforço escolar em turnos alternativos, nós conseguimos focar e realizar a preparação adequada para os alunos que pretendem participar das competições”, disse.

Rotina

Sem se conformar apenas com as aulas em sala de aula, Lucas estuda nos contra-turnos e ainda retira cerca de duas horas para focar em exercícios específicos de competições em casa. Além da dedicação, ele destacou a importância de professores na conquista. “Tive um apoio muito bom do professor Ricardo César do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Ele me ajudou muito na minha preparação”, ressaltou Lucas.

Aluno de referência pelo empenho e dedicação aos estudos, Lucas Torquato falou sobre a importância que o prêmio tem em sua vida. "Depois da premiação eu senti que ganhei reconhecimento dos meus professores e dos outros alunos da minha escola".

Para a diretora, Ruth Marcario, o resultado é extremamente positivo. Segundo ela, a escola continuará investindo na qualificação de seus estudantes para que mais conquistas como essa sejam possíveis. "Temos uma coordenadora pedagógica voltada para aulas de reforço e aos poucos vamos modificando o cenário da educação do nosso município", disse.

 

Redação O POVO Online

TAGS