PUBLICIDADE
Notícias

Corpo de Bombeiros auxilia parto de emergência em Iguatu

Apesar da tensão de um parto emergencial, mãe e filho passam bem e estão internados no Hospital Regional São Camilo. Bombeiro falou ao O POVO Online detalhes do resgate

15:18 | 11/08/2015
NULL
NULL

Uma equipe do Corpo de Bombeiros auxiliou, na manhã desta terça-feira, 11, um parto emergencial em uma residência na avenida José Ferreira, em Iguatu, 384, 1 km de Fortaleza. A mãe de apenas 19 anos, Janaína Ferreira da Silva, deu à luz a um menino e recebeu atendimentos de três bombeiros.

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Iguatu é formada pelos cabos Antônio Alves da Cunha Filho, Paulo Hélter Alves Alcântara e Cleudvan Bezerra Rodrigues, todos com cerca de 20 anos de profissão. Eles foram acionados pelo pai da criança e perceberam que o parto teria que ser feito ali mesmo, pois não havia tempo para a mãe ser levado ao hospital.

“Chegamos e o neném já estava nascendo, porque gosto de lembrar que não somos nós que fazemos o parto, o parto é realizado pela mãe, ela que sofre, tem dor. Nós temos o papel de auxiliar, um trabalho sempre muito gratificante”, explicou ao O POVO Online o cabo Filho.

Segundo o bombeiro, o parto ocorreu por volta das 7h50min, e foram feitos os procedimentos padrões de resgate, como aquecimento do bebê e da mãe, verificação da respiração e corte o cordão umbilical. “Esse não foi o primeiro parto que auxiliamos, já fizemos procedimento em uma pizzaria e até em um carro. Às vezes não dá tempo, então tem que esperar a criança nascer para depois encaminharmos a família à unidade médica”, pontua.

Apesar da tensão de um parto emergencial, mãe e filho passam bem e estão internados no Hospital Regional São Camilo. Os bombeiros contaram que com a correria acabaram esquecendo de perguntar o nome da criança. E mesmo com alguns procedimentos do tipo na bagagem, Filho garante que cada nova experiência tem sua particularidade. “Nunca é a mesma coisa, cada caso é único e nos desafia. Mesmo com 20 anos de serviço, nós sentimos uma grande alegria quando vemos um bebê nascendo, uma vida salva”.

A equipe, inclusive, trabalha junta desde o início da carreira, quando eles ainda estavam com aproximadamente 19 anos. “Entramos em 1995 e até hoje estamos juntos, graças a Deus. Sempre buscando novas especializações para tornar o trabalho melhor”, completa Filho.

TAGS