Equipe de voo panorâmico foi obrigada a realizar transporte de vítima de afogamento de forma ilegal e sem condições de decolagem, diz empresa

Equipe teria sido agredida, ameaçada e obrigada a transportar vítima de afogamento sem estrutura de remoção de pacientes e sem condições para decolagem

20:48 | Mar. 21, 2022

Buraco Azul voltou a receber visitantes esta sexta-feira, 25, quatro dias após morte de turista, que se afogou após tentar mergulhar no lago (foto: Reprodução/ Buraco Azul restaurante )

A empresa de táxi aéreo (transporte público) Jeri Voos Panorâmicos afirmou, por meio de uma nota, que realizou de forma ilegal e irregular o transporte de um turista vítima de afogamento, nesta segunda-feira, 21, mediante ameaças e agressões. O turista transportado morreu na tarde desta segunda-feira, após se afogar no Buraco Azul em Caiçara, no município de Cruz, a 243,1 de Fortaleza. 

Conforme a nota, a empresa não tem autorização e nem homologação da Anac para transporte aeromédico (de transporte de pessoas feridas, enfermas de acidente e afogamento). A frota não possui maca, oxigênio, monitores e só tem condições de transportar pessoas sentadas.

Além disso, a empresa informou que os pilotos equipes solo não possuem certificação ou treinamentos para remoções e que vítimas não podem ser tocadas. "Uma vez que a vítima seja transportada de maneira inadequada pode vir a agravar a situação do paciente podendo levar o mesmo a óbito", frisou.

Conforme a nota, existem órgãos para essas situações, como Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Polícia, que de acordo com a empresa possuem equipamentos e equipes treinadas.

Sobre o transporte da vítima nesta segunda, 21, a empresa afirmou ainda que repudia a atitude das pessoas que estavam presentes no Buraco Azul, "pois obrigaram a equipe de voo panorâmico a embarcar uma pessoa desfalecida no helicóptero e alegaram omissão de socorro à vítima".

Conforme a empresa, todos foram colocados em risco, pois no momento estava chovendo no destino Préa/Jeri, e isso impossibilitava a decolagem da aeronave.

Nota da Buraco Azul Caiçara 

Em nota, a restaurante Buraco Azul Caiçara lamentou a morte do turista e informou que todo socorro foi prestado à vítima. Leia a nota, na íntegra:

"Com profundo pesar, o Buraco Azul Caiçara comunica o falecimento de Uilgner Rodrigues, turista que frequentava o nosso estabelecimento, ocorrido por volta das 13h15min desta segunda-feira, 21 de Março.

A equipe de Segurança aquática do restaurante realizou de forma imediata, todo socorro e atendimento à vítima de afogamento, mas infelizmente Uilgner Rodrigues veio a óbito. Cabe esclarecer que a Empresa que vende passeios de Helicóptero dentro do Buraco Azul, não pertence e não tem nenhum vínculo com a atual administração do Restaurante, e que a mesma usa somente o terreno como heliponto e venda de passeios.

Reiteramos também, que as informações divulgadas por alguns canais de notícias, mencionando que já ocorreram outras mortes dentro do estabelecimento, são falsas.

Devido ao ocorrido estaremos fechados nos próximos dias, divulgaremos uma data de abertura em breve. 
A empresa Buraco Azul Caiçara lamenta a fatalidade e, neste momento de dor, está prestando todo apoio e solidariedade à família e principalmente à companheira Bianca Carvalho que o acompanhava."