PUBLICIDADE
Notícias

Servidores municipais do Crato ameaçam entrar em greve

Trabalhadores exigem que Prefeitura divulgue o calendário de pagamento dos funcionários

13:00 | 09/10/2015

Os servidores municipais do Crato, na Região do Cariri, ameaçam entrar em greve caso, até o final da tarde desta sexta-feira, 9, o governo municipal não divulgue o calendário de pagamento dos funcionários. Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (Sindsmcrato), a falta deste cronograma tem gerado indefinições quanto ao dia correto do pagamento e prejudicado os trabalhadores.


De acordo com a secretária geral do Sindsmcrato, Denise Pinheiro, desde a última assembleia dos servidores, no último dia 3, ficou decidido que os trabalhadores dariam um prazo até esta sexta à Prefeitura para que eles estipulassem o calendário. Caso o cronograma não seja divulgado, Denise disse que os servidores decidirão, em assembleia prevista para o próximo dia 14, se entrarão ou não em greve.

 

A secretária explica que o calendário se faz necessário para que os funcionários possam ter uma definição quanto ao dia correto de pagamento para, assim, poderem se planejar e evitar grandes atrasos. "Os servidores da educação, eles sempre pagam antes do quinto dia útil do mês. No mês passado, pagaram depois do dia 10. Quer dizer, fica uma indefinição que prejudica", disse.

 

A sindicalista também informou que, caso a definição do calendário não saia e a assembleia aprove a greve, os servidores seguirão todos os trâmites legais até deflagrarem a paralisação. Ainda haverá uma definição se a greve será parcial ou total, mas categorias como saúde e educação cruzarão os braços, caso haja paralisação. 

Dentre os servidores, os agentes comunitários de saúde do município já estão em greve desde o final de setembro. A categoria apresenta várias demandas, como reajuste retroativo ao mês de julho de 2015; restabelecimento da gratificação de incentivo profissional, que foi cortada desde julho e melhorias nas condições de trabalho, como reformas em postos de saúde e fornecimento de EPIs.

 

A reportagem tentou entrar em contato com o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão do município, Ronaldo Nogueira, mas ele não foi encontrado.

Redação O POVO Online

TAGS