Barraca na Praia de Iparana, em Caucaia, é demolida

Barraca ocupava área da União e foi considerada irregular. Demolição aconteceu nesta terça-feira, 19

17:18 | Ago. 19, 2025

Por: Fabrícia Braga
Justiça Federal determina demolição de barraca na Praia de Iparana, em Caucaia (foto: Reprodução/Leitor via WhatsApp O Povo)

A Barraca Dois Coqueiros, na Praia de Iparana, foi demolida na manhã desta terça-feira, 19. Operação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) atua na desocupação e remoção das instalações do local, consideradas irregulares por ocupar terreno pertencente á União. 

Leia tambémCaminhão carregado com capota de arroz na BR-116; veja vídeo

A medida foi implementada em cumprimento a uma decisão da Justiça Federal do Ceará. O processo judicial, iniciado em 2002 a partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), foi encerrado em maio deste ano, quando foi proferida decisão final determinando o cumprimento da pena.

Decisão do Tribunal Federal

Segundo a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a ação não se tratou de fiscalização administrativa ou de rotina. A entidade ressaltou que a retirada foi realizada exclusivamente em cumprimento de decisão judicial e que sua presença se deu como suporte técnico, uma vez que a área afetada é de domínio da União.

A Prefeitura de Caucaia também se manifestou sobre o caso e informou que enviou equipes para acompanhar a execução e oferecer assistência à família responsável pelo empreendimento. Segundo a gestão municipal, foi realizado um diálogo direto com os ocupantes, com o objetivo de garantir apoio no processo de realocação.

Operação mobilizou diversas entidades

A operação contou com a participação de diferentes órgãos. Estiveram presentes representantes da SPU, oficiais de justiça da Justiça Federal, agentes da Polícia Federal, da Polícia Militar e servidores da Prefeitura de Caucaia.