Colisões com postes deixam mais de 300 mil imóveis sem energia no Ceará nos primeiros meses de 2025

Fortaleza, Aquiraz, Acopiara, Caucaia e Acaraú lideram ocorrências de acidentes com impacto na rede elétrica

06:00 | Jul. 17, 2025

Por: Fabrícia Braga
Colisões com postes deixam mais de 300 mil imóveis sem energia no Ceará nos primeiros meses de 2025 (foto: Reprodução/Enel)

Entre janeiro e maio de 2025, mais de 300 mil residências no Ceará sofreram interrupções no fornecimento de energia elétrica devido a acidentes de trânsito envolvendo veículos que colidiram com postes da rede de distribuição.

Segundo levantamento da Enel Distribuição Ceará, 396 batidas foram registradas no período, o que representa uma média de 2,6 ocorrências por dia no Estado.

Os casos acarretaram danos significativos à infraestrutura elétrica, como a quebra de postes, afetando diretamente o serviço prestado à população. As cidades com maior número de registros são:

  • Fortaleza,
  • Aquiraz,
  • Acopiara,
  • Caucaia e
  • Acaraú.

LEIA TAMBÉM | Fortaleza recebe corrida gratuita MOV Enel neste domingo, 20

O levantamento evidencia que os meses mais críticos foram janeiro (97 ocorrências) e abril (84). A empresa também informou que os números dizem respeito exclusivamente a acidentes que resultaram em danos à rede elétrica, excluindo postes de iluminação pública ou de telecomunicações.

Impactos regionais

De acordo com a Enel a região Norte do Ceará concentrou 132 colisões, afetando cerca de 66 mil imóveis. Já no Sul do Estado, foram contabilizadas 111 ocorrências, que causaram a interrupção do fornecimento de energia para mais de 124 mil unidades consumidoras.

Em comparação, o ano de 2024 registrou um total de 1.112 colisões contra postes no Estado, afetando mais de meio milhão de clientes ao longo dos 12 meses.

A distribuidora ressalta que, embora conte com tecnologias de operação remota capazes de isolar trechos danificados e reduzir o número de consumidores afetados, a substituição de postes e a reconstrução da rede podem demandar horas, mantendo alguns clientes temporariamente sem energia.

Condutores devem arcar com prejuízos

A Enel informa que os custos com a substituição de equipamentos danificados nessas situações são de responsabilidade do motorista ou do proprietário do veículo envolvido na colisão.

“Acidentes que envolvem postes representam um risco grave, não só para quem está no veículo, mas também para quem está ao redor”, alerta Marcelo Gomes, gerente de Manutenção da Enel Ceará.

Ele explica que, em situações como essas, fios energizados podem se romper e atingir o solo ou veículos, o que amplia os riscos de choque elétrico.

Orientações de segurança

Diante da recorrência dessas ocorrências, a distribuidora reforça orientações importantes à população. A recomendação é nunca tocar em cabos caídos nem se aproximar de estruturas danificadas.

Caso o poste atinja o veículo, o ideal é permanecer dentro do carro até a chegada da equipe de resgate, exceto em situações de incêndio iminente, sempre evitando contato com partes metálicas e mantendo distância dos fios.

A Enel pede que, ao se deparar com esse tipo de situação, a população acione imediatamente a companhia para que sejam adotadas as medidas necessárias de segurança e restabelecimento do serviço. O objetivo é minimizar riscos e agilizar o retorno da energia com segurança.