Mãe se emociona com aprovação do filho em mestrado nos EUA; vídeo

Neto Soul, responsável por registrar a reação da matriarca, foi aprovado com bolsa de estudos na University of Tennessee, Knoxville, nos Estados Unidos

09:31 | Jun. 28, 2025

Por: Penélope Menezes
Neto Soul (esq.), aprovado com bolsa de estudos para mestrado nos EUA, a mãe (centro) e sua irmã (dir.) (foto: Arquivo Pessoal/Neto Soul)

Quando o cearense Neto Soul, de 23 anos, recebeu a notícia de sua aprovação com bolsa de estudos em mestrado na University of Tennessee, Knoxville, a mãe, Lúcia de Sousa, 65, transbordou na forma de lágrimas. A reação emocionada foi registrada pelo filho.

“Eu ia esperar até amanhã para contar…”, inicia Neto, chamando imediatamente a atenção da mãe e da irmã: “Eu passei no mestrado! Eu viajo em agosto”. É nesse instante que Lúcia sorri e começa a chorar, enquanto vozes aos fundo congratulam o jovem.

Recém-formado em Comunicação — Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC), Neto também iniciou uma campanha de arrecadação (vaquinha) para arcar com uma porcentagem das despesas gerais, que não foram cobertas na bolsa universitária.

“Ainda no ensino médio eu pesquisei universidades, principalmente nos Estados Unidos, que era o meu interesse na época. Eu pesquisei programas e encontrei o Education USA, só que é aquela coisa, né? Parecia algo muito distante”, comenta o publicitário.

Por outro lado, o sucesso do filho nunca pareceu algo “muito distante” à Lúcia. Quando relembra a trajetória de estudos de Neto, a emoção deixa a voz embargada, mas o orgulho por cada conquista e barreira superada a faz continuar.

“Às vezes, eu, como mãe, e você sabe que toda mãe é protetora, dizia: ‘Meu filho, vai devagar’. Mas ele sempre sonhando alto e correndo atrás para conquistar aquilo que queria”, afirma.

VEJA HISTÓRIA COMPLETA | Cearense compartilha vaquinha para realizar sonho de mestrado nos EUA

Mãe se emociona com aprovação do filho: confira vídeo

Ao relatar os sentimentos durante a notícia de aprovação do filho, Lúcia afirma que entregou o resultado a Deus. “Pedi a Deus que, se essa bolsa fosse para o bem dele, que viesse… Estava na mão do Senhor”.

Como mãe, confessa estar muito ansiosa, embora siga confiando na resolução de Neto em seguir os próprios sonhos.