Jaguaribe registra maior chuva do Ceará no dia; veja maiores índices

Em Fortaleza, choveu 2,6 milímetros durante o mesmo período observado. Além de Jaguaribe, Pereiro e Missão Velha tiveram mais de 70 milímetros (mm)

12:57 | Fev. 23, 2024

Litoral teve cinco das seis maiores chuvas do Ceará até a atualização na manhã desta quarta-feira, 6 (foto: Samuel Setubal)

O município de Jaguaribe, a 293 quilômetros de Fortaleza, teve a maior chuva do dia no Ceará. A cidade registrou 76 milímetros (mm) no período entre as 7 horas da quinta-feira, 22, e as 7 horas desta sexta-feira, 23.

De acordo com o boletim divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em mais de 150 municípios cearenses durante o período observado.

Confira as maiores chuvas das últimas 24h (23/2)

  • Jaguaribe (Posto Jaguaribe): 76 mm
  • Pereiro (Posto Pereira): 74 mm
  • Missão Velha (Posto Jamacaru): 73,4 mm
  • Várzea Alegre (Posto Riacho Verde): 66 mm
  • Jaguaribe (Posto Ac. Joaquim Távora): 65 mm
  • Jaguaribe (Posto Feiticeiro): 65 mm
  • Ererê (Posto Erere): 65 mm
  • Potengi (Posto Vila Alecrim): 65 mm
  • Lavras da Mangabeira (Posto Mangabeira): 63,3 mm
  • Lavras da Mangabeira (Posto Quitaius): 58,6 mm

Chuvas em Fortaleza

A Capital amanheceu com chuvas nesta sexta, e a Funceme informou que a cidade registrou 2,6 milímetros (mm) durante o período observado, no posto da Defesa Civil de Fortaleza.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) afirmou que não foi acionada para pontos de alagamento em Fortaleza devido às chuvas. 

Parte das obras realizadas na avenida Heráclito Graça, no Centro, foram afetadas pela precipitação que aconteceu durante a manhã. Em um dos pontos onde a reforma ocorre, os funcionários não estavam no local devido ao acúmulo de água e a impossibilidade de trabalhar na área. 

Na avenida Engenheiro Santana Júnior, os galhos de uma árvore caíram em um dos trechos da via. Os motoristas estavam utilizando apenas uma das faixas no ponto onde a ocorrência foi registrada. A  Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) informou que os galhos já foram retirados do local. 

Neste ano, entre o início de janeiro e 15 de fevereiro, a Urbfor atendeu 246 ocorrências de árvores caídas na Capital. Por nota, a Autarquia explicou que o aumento observado, principalmente neste mês, deve-se às chuvas registradas.

Em relação aos semáforos, a AMC apontou que ocorrências foram contabilizadas em menos de 1% da rede semafórica em razão a falhas no fornecimento de energia elétrica. Nos pontos afetados, agentes e operadores atuam nos cruzamentos de maior fluxo veicular para organizar o tráfego.

Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, nas últimas 24 horas as equipes do plantão noturno atenderam seis ocorrências: cinco riscos de desabamento nos bairros Bom Jardim, Granja Portugal, Henrique Jorge e Vicente Pinzón, onde foram registradas duas ocorrências do tipo, além do desabamento de uma casa abandonada, no Centro de Fortaleza.

Segundo o órgão, desde o dia 10 de fevereiro cerca de 25 famílias impactadas pelas chuvas foram encaminhadas para o Aluguel Social.