Vacinação infantil no Ceará será intensificada durante o mês de dezembro

Objetivo é atualizar o calendário vacinal das crianças; dentre as ações, será realizado um Dia D para regularização de imunizantes, como o contra a Covid-19

13:33 | Nov. 23, 2023

Por: Kleber Carvalho
Foto de apoio ilustrativo (criança recebendo vacina). Cronograma terá Dia D para a regularização com abertura de postos no fim de semana e vacinação à domicílio (foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A imunização de crianças será intensificada em todo o Ceará durante o período entre 4 e 15 de dezembro. A medida foi anunciada em live nessa segunda-feira, 20, no YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e terá foco na atualização do calendário vacinal dos pequenos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o cronograma também prevê um Dia "D para a regularização da cobertura vacinal infantil, a ser realizado no dia 9 do próximo mês. A pasta recomenda que salas de vacinas e postos estratégicos sejam abertos durante a data para abranger um maior número de crianças.

“Observamos, dentre os motivos da não vacinação, a falta de tempo dos pais e responsáveis. Assim, disponibilizar vacinação no sábado é uma oportunidade de promover a atualização da situação vacinal das crianças e adolescentes”, disse a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, em nota divulgada pela Sesa.

As estratégias de vacinação serão definidas por cada município a partir de um plano diretriz traçado pelo governo estadual. Algumas medidas comuns a todas as cidades são: vacinação a domicílio, busca ativa de crianças com esquema em atraso, mobilização nas unidades de saúde e horários diferenciados para funcionamento das salas de vacinas.

Uma das vacinas ofertadas no período será o imunizante contra a Covid-19, que passará a compor o Calendário Nacional de Vacinação das crianças de 2024, na faixa etária entre seis meses e 5 anos de idade.

O esquema será composto por três doses obrigatórias, aplicadas nos intervalos de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose e oito semanas da 2ª dose para a 3ª dose. Ainda de acordo com a Sesa, a criança que tomar as três doses da vacina neste ano não precisará tomá-las novamente em 2024.