Estudante mais jovem a ser aprovado no ITA aprendeu tabuada aos 3 anos, em um dia
Caio Temponi foi aprovado no ITA aos 14 anos. Ele conta que neste ano teve uma rotina de estudos de 12 horas por dia
20:32 | Dez. 14, 2022
Com apenas 14 anos de idade, o estudante Caio Temponi coleciona medalhas olímpicas e aprovações em vestibulares renomados do Brasil. Natural de Três Rios, no Rio de Janeiro, e radicado há dois anos no Ceará, o prodígio acaba de concluir o 3º ano do ensino médio e se tornar o aluno mais jovem a ser aprovado na história do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do País.
Ao O POVO, Caio conta que o resultado é fruto de uma extensa rotina de estudos desenvolvida ainda na infância. “Eu sempre gostei bastante de estudar, e meus pais também sempre me motivaram. Então, desde pequeno, eu recebi esse apoio e tive interesse em aprender coisas novas, matemática, português e diversas outras matérias”, afirma.
Quando tinha só 3 anos de idade, o garoto decorou toda a tabuada em apenas um dia. Já na adolescência, Caio passou a ver na realização de provas a oportunidade de traçar estratégias e controlar a ansiedade para ter resultados positivos.
Com uma rotina de estudos bem elaborada, o aluno, que estuda no Colégio Farias Brito, dedicou neste ano cerca de 12 horas por dia para se preparar para o exame. Para ele, o ITA tem como principal particularidade ser o vestibular considerado o mais difícil do País. O desafio, no entanto, não o fez desistir.
De acordo com a mãe, Laurismara Temponi, Caio conta com o apoio dela e do marido para a organização da rotina de estudos. “Toda a rotina dele é feita por nós [ela e o marido]. A gente auxilia muito nesse ponto, e, com certeza, isso ajuda bastante, porque fica mais fácil para ele resolver tudo”, pontua a mãe.
Apesar de ainda não saber qual das vagas que conquistou ele irá assumir, o estudante diz estar muito feliz por ter alcançado seus objetivos. Agora, ele planeja com os pais o próximo destino que investirá sua dedicação.
Segundo Caio, ele deve ingressar em Direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ou em Engenharia, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).