Projeto de democratização do esporte leva crianças e adolescentes à Arena Castelão
No total, 900 alunos visitaram o Castelão nesta semana, em Fortaleza. Visitas-guiadas também começaram a ser realizadas na Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte
17:14 | Out. 21, 2022
Por meio da democratização do esporte, em especial, o futebol, o Esporte em 3 Tempos garante o acesso e o estímulo à convivência social. Nesta semana, em uma das múltiplas ações direcionadas ao desenvolvimento pessoal, o projeto levou 900 crianças e adolescentes para conhecerem um dos patrimônios esportivos mais simbólicos do Estado: a Arena Castelão.
As visitas realizadas de segunda, 17, até esta sexta-feira, 21, também foram uma iniciativa em alusão ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Na semana, eles conheceram o Museu do Futebol, vestiários dos times Ceará S.C. e Fortaleza E.C., campos de aquecimento, o estádio e a sala de imprensa. Ao todo, foram contemplados 18 núcleos, sendo 200 jovens por dia – com exceção do dia 17, onde houve um turno com 100.
Kervyson de Oliveira Inácio, 15, conta que este foi o primeiro contato com os ambientes. “Estou honrado em visitar a Arena Castelão. Foi a primeira vez que a visitei. Muita coisa legal. Meu sonho é ser contratado por alguma base dos clubes que pude ver aqui”, disse.
Jonas Moura, também de 15 anos, é outro que sonha com um futuro no futebol profissional. “Acho que vale bastante a pena não só a experiência da visitação, mas do Esporte em 3 Tempos no geral. Acredito que transforma as nossas vidas por meio do futebol, e, se Deus quiser, um dia nos tornaremos jogadores.”
Os jovens ainda assistiram palestra do ex-atleta de futebol do Ferroviário A.C. e atual técnico administrativo da Secretaria do Esporte e da Juventude (Sejuv), Robério Barreto.
Para Robério, é importante que as crianças e adolescentes compreendam que o mercado do futebol é concorrido, “como se fosse um funil, entram muitos e saem muito poucos”, mas, a mensagem transmitida é de que a persistência “é o caminho para atingir qualquer sonho”.
Fundado em 2017 pela professora Silvia Helena, o projeto Esporte em 3 Tempos já recebeu 19.156 mil alunos, de todos os municípios do Ceará.
“O nosso objetivo é socializar, junto às nossas crianças e os nossos adolescentes, estimular a conviver em sociedade, resgatando valores e princípios. E semeando o amor, o respeito e a esperança de dias melhores”, revela Silvia.
O coordenador da Sejuv, Roberto César, evidencia que esta é uma oportunidade para crianças e adolescentes, dos 7 aos 17 anos, que não praticam nenhuma atividade física, tenham saúde, perto de casa e de forma sistemática. “Não apenas com brincadeiras, mas também treinos no contraturno escolar.”
Segundo o coordenador, a intenção é “deixar eles longe de problemas que possam causar prejuízos ao futuro pessoal de cada um deles''. “E, quem sabe, também consigamos descobrir novos talentos do futebol”, avalia.
Arena Romeirão
O próximo destino do projeto da Secretaria do Esporte e da Juventude (Sejuv) é a Arena Romeirão, localizada no Juazeiro do Norte, a 489,2 km de Fortaleza. A expectativa é receber um total de 480 crianças dos dias 19 a 27 de outubro. As visitas começaram nessa quarta-feira, 19, até sexta-feira, 21, e serão retomadas de 25 a 27 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde.
Leia mais
-
Para ajudar projeto social, medalhista paralímpico encara desafio
-
Após polêmica sobre jantar, Caio Castro ajuda projeto social: "Quem pagou a conta fomos nós todos"
-
Projeto social promove campanha de doações de cestas básicas para famílias cearenses
-
Justiça ordena despejo de projeto social que atende pessoas em situação de rua em Fortaleza
Roberto