Análise de qualidade das rodovias aponta problemas na CE-060 entre Pacatuba e Redenção
Cerca de 80km, em ambos os sentidos da via, passaram pela análise dos pesquisadores. Outros quatro pontos do Estado ainda devem ser analisados durante a atual etapa do projeto
19:40 | Out. 05, 2022
Visando identificar e mapear os problemas existentes nas rodovias do Ceará, pesquisadores realizaram uma visita à CE-060, no trecho que liga os municípios de Pacatuba e Redenção. De forma prévia, os primeiros levantamentos apontam que, pelo menos, 32% do espaço avaliado pode ser considerado problemático.
De acordo com Juceline Bastos, especialista em Engenharia de Transportes, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), e uma das diretoras do projeto, a expectativa é de que, até o fim do mês de outubro, os pesquisadores apresentem dados mais concretos sobre o estudo.
A pesquisa foi realizada por meio de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) com técnicos e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo teve dois pilares de avaliação, o primeiro deles é a regularidade longitudinal, que analisa os desvios da superfície de um pavimento (como um buraco) em relação ao projeto original. O segundo ponto foi a deflexão, onde se aplica uma carga sobre a via para que possa ser medido o deslocamento do piso.
Questionada sobre quais consequências estruturais a rodovia poderia vir a apresentar no futuro, por causa dos danos constatados, Bastos explica que existem duas vertentes de dano que podem ser analisadas. "São as deformações permanentes e os trincamentos por fadiga, a partir deles surgem todos os outros, como as trincas e os buracos, inclusive os remendos, que também são considerados defeitos", relata.
A especialista avalia que os condutores já sentem as consequências de uma pavimentação ruim, que faz com que os veículos reduzam a velocidade devido ao risco estrutural que a via apresenta, além dos gastos com a manutenção de veículos.
Bastos, destaca que a via passa por intervenções e que ainda não está completamente liberada para o tráfego de veículos, entretanto, segundo a pesquisadora, já existem trechos recebendo o trânsito intermunicipal.
SOP confirma anomalias
Por meio de nota, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) informa que, de fato, foram detectadas fissuras no pavimento como anomalias pontuais no trecho de duplicação da CE-060. Ainda segundo o comunicado, como a obra está em período de garantia quinquenal, a empresa responsável já foi notificada para que sejam tomadas as devidas providências.
Segundo Bastos, existe a expectativa de que a avenida Perimetral de Sobral, além de um trecho da CE-155 e uma das rodovias de entrada e saída de Maranguape, passem pela mesma avaliação. De acordo com a pesquisadora, um quinto ponto de análise ainda deve ser escolhido até o final do ano.
"A equipe do TCE-CE irá indicar esse trecho. A gente se reúne, pesquisadores do IFCE com os da UFC e os engenheiros do TCE-CE, para avaliarmos o quanto elas (rodovias) já foram concretizadas, há quanto tempo, e selecionamos a partir daí".
O professor e especialista em Engenharia de Transportes Lucas Babadopulos, que também compõe a equipe de diretores do projeto, avalia que os estudos podem gerar ainda mais frutos, caso sejam continuados em 2023.
"Trabalharemos em criar mapas de calor que possam cruzar as informações de deterioração ao longo do tempo e de propriedades dos materiais utilizados com outras informações relevantes, como investimentos na construção e na manutenção da rodovia", avalia.