Ceará: criança com monkeypox tem 8 anos e já está sem sintomas

Caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Ao todo, Estado soma 99 confirmações, sendo seis em mulheres

21:42 | Set. 09, 2022

Cidades do Ceará com mais casos são localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (foto: AGPhotography/Adobe Stock)

O Ceará tem um caso confirmado de monkeypox em criança. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, a menina já está sem sintomas e o caso segue em investigação pelas equipes da Célula de Vigilância Epidemiológica. A família está sendo monitorada.

A paciente, inicialmente, apresentou erupções na pele, cafaléia, dor de garganta, lesões na boca, náusea/vômito e fraqueza, conforme o IntegraSUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). 

"Foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial de outras doenças, que estão em processamento", acrescentou a pasta.

O perfil dos pacientes ainda é majoritariamente de homens jovens. Contudo, outros grupos também já começam a ser infectados pelo vírus. 

Além da criança, outras cinco pacientes com a doença no Ceará são do sexo feminino, perfazendo 6,1% das confirmações. Uma mulher tem entre 20 e 29 anos, duas têm entre 30 e 39 anos e duas estão na faixa etária de 40 a 49 anos.

Ao todo, já foram feitas 804 notificações de casos suspeitos da doença. Mas 364 já foram descartadas, após teste laboratorial dar resultado negativo. Outros 341 ainda estão sob investigação. 

Faixa etária dos casos confirmados

Municípios com casos de monkeypox

  1. Fortaleza - 82
  2. Caucaia - 3
  3. Sobral - 2 
  4. Maracanaú - 2
  5. Russas - 2
  6. Barbalha - 1
  7. Eusébio - 1
  8. Itaitinga - 1
  9. Jijoca de Jericoacoara - 1
  10. Massapê - 1
  11. Pacajus - 1
  • Outros estados (2): 1 em Piauí e 1 na Bahia