Vaticano dá início à beatificação de Padre Cícero

Bispo da Diocese do Crato, dom Magnus Henrique Lopes anunciou avanço em processo do líder religioso do Cariri em missa na manhã deste sábado, 20; prazo para conclusão não foi definido

10:28 | Ago. 20, 2022

Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (foto: Marciel Bezerra/Funceme)

O Vaticano iniciou o processo de beatificação de Padre Cícero Romão Batista, alvo de décadas de devoção pela população do Cariri Cearense. A notícia foi dada na manhã deste sábado, 20, por dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese do Crato. Segundo o religioso, a carta que autoriza a abertura do processo é datada de 24 de junho.

A notícia foi fortemente celebrada pelos fiéis presentes à cerimônia no Largo Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Houve aplausos e fogos de artifício após o anúncio.

Não há data prevista para a conclusão do processo. Com a abertura, porém, Padre Cícero passa a ser o segundo cearense reconhecido pelo Vaticano com o título de "servo de Deus", junto à Menina Benigna, cuja cerimônia de beatificação está marcada para 24 de outubro deste ano, e à irmã Clemência, de Baturité.

Líder religioso e com atuação política na região Sul do Ceará, Padre Cícero nasceu no Crato, em 1844 e morreu em Juazeiro do Norte, em 1934. Padim Ciço, como também é conhecido, é o centro de devoção na região e tem histórico de milagres atribuídos a ele e polêmicas junto à Igreja Católica. O processo de beatificação remonta a 2006 e em 2015 o líder religioso recebeu perdão do Vaticano, após processo interno da instituição.

Assista ao momento do anúncio

Bispo da diocese do #Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, anunciou esta manhã a autorização do #PapaFrancisco para abertura do processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista, nosso #PadreCícero. pic.twitter.com/TRgor9xJnC

— Vatican News (@vaticannews_pt) August 20, 2022

Mais notícias do Cariri