Central de Jornalismo de Dados do O POVO lança canal no Telegram

Na plataforma, serão compartilhados os materiais produzidos pela equipe da Central DATADOC, que alia tecnologia e técnicas diversas de análises de dados para a produção de reportagens

15:22 | Jun. 02, 2022

Central de Jornalismo de Dados do O POVO lança canal no Telegram. A criação do canal da Central DATADOC na plataforma visa aproximar a equipe dos leitores interessados em jornalismo de dados. (foto: Julio Caesar / O POVO)

A Central de Jornalismo de Dados do O POVO (DATADOC) lançou nesta quarta-feira, 1, um canal no Telegram para compartilhar o conteúdo produzido com os leitores. Na plataforma serão divulgadas as produções da Central, com links para as bases analisadas e os códigos desenvolvidos para as análises.

A criação do canal visa aproximar a equipe dos leitores interessados em jornalismo de dados. “Nosso objetivo é estar mais próximos do público que tem interesse no que produzimos, escutá-los, sentir a reação deles com nossas publicações e, assim, ter um termômetro mais preciso para, consequentemente, equilibrar nosso conteúdo entre o que eles gostam e o que precisam ler”, afirma Thays Lavor, editora da Central DATADOC.

Acesse este link para entrar no canal da Central DATADOC no Telegram.

A DATADOC alia tecnologia e técnicas diversas de análises de dados para a produção de ferramentas, como o Agregador de Pesquisas O POVO, visualizações de dados, notícias e reportagens. Um dos pilares do trabalho da Central é promover a transparência dos métodos utilizados.

Para isso, a metodologia seguida para se chegar às evidências, as bases de dados analisadas e os códigos de programação desenvolvidos são publicados no perfil da Central no Github, plataforma para hospedagem e controle de versão de códigos.