Funceme registra chuva em mais de 100 municípios cearenses

Em Fortaleza houve chuvas de 45 milímetros no período

08:56 | Mar. 23, 2022

Neste mês de março, a Zona de Convergência intertropical voltou a se aproximar do Ceará e trouxe chuvas para todas as regiões (foto: Fábio Lima/ O POVO)

Choveu em 141 municípios do Ceará entre a manhã de terça-feira, 22, até às 11h10 desta quarta-feira, 23, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior chuva foi registrada em Jati, no Cariri, com 80 milímetros. Em São Gonçalo do Amarante, as precipitações chegaram a 70 milímetros. Em Fortaleza foram registrados 45 milímetros até o horário.


Veja os 10 municípios com maiores chuvas nesta quarta-feira, 23:

1. Jati, 80 mm
2. São Gonçalo do Amarante, 70 mm
3. Caucaia, com 68.4 mm
4. Jardim, 65 mm
5. Barro, 62.4 mm
6. Caririaçu, 60 mm
7. Crato, 60 mm
8. Quixelô, 58.4 mm
9. Iguatu, 53 mm

10. Aurora, 52.2 mm

 

Segundo a Funceme, as chuvas esperadas para estes dias têm relação com a formação de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico e também provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), além de questões voltadas ao clima local, como temperatura, relevo e umidade. 

 

Impactos das chuvas no trânsito da Capital

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o órgão tem atuado em dias de chuva cumprindo protocolos de emergência para minimizar os impactos no tráfego. As ações ocorrem através do acompanhamento dos locais que podem ser impactados pelas precipitações, usando câmeras de videomonitoramento.

Na manhã desta quarta-feira, 23, agentes atuam no túnel da Alberto Sá, que está bloqueado no sentido Aldeota por conta de alagamento. No sentido Papicu, é feita a triagem de veículos, pois apenas os de grande porte podem trafegar. 

Ainda segundo a AMC, mais cedo, orientadores do Via Livre prestaram suporte aos condutores na Avenida Dom Manuel, número 511, após queda de uma árvore. Uma das faixas chegou a ser bloqueada. O trânsito já foi normalizado. Já na rua Gonçalves Dias, número 50, a queda de uma árvore bloqueia uma das faixas. Orientadores do Via Livre estão no local.

 

*Atualizada às 11h45 de 23/03/22