Hotel no Dias Macedo deve dispor de 130 leitos para desospitalização de pacientes com Covid
A desospitalização acontece em casos de pacientes estabilizados que necessitam apenas de reabilitação para a recuperação e colabora com a diminuição da incidência de reinfecção hospitalar.
11:05 | Jun. 09, 2021
O Hotel Recanto Wirapuru foi selecionado no chamamento público do Governo do Estado do Ceará que visou a contratação de uma estrutura de hotelaria para dar suporte na desospitalização de pacientes com diagnóstico prévio de Covid-19. O hotel está localizado no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, e tem capacidade de 130 leitos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os leitos ficam disponíveis ainda neste mês.
A desospitalização de pacientes estabilizados que necessitam apenas de reabilitação colabora para a recuperação e diminuição da incidência de reinfecção hospitalar. A estratégia também otimiza a liberação de leitos no sistema de saúde. A Sesa desospitaliza por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).
LEIA MAIS | Ceará receberá mais 151 mil doses de AstraZeneca ainda hoje, 9
| Mais de mil profissionais de educação em 39 escolas do Ceará tiveram Covid; ao menos 12 morreram
O programa recebeu o nome de "Casa de Cuidados do Ceará", responsável por oferecer estrutura de transição entre o hospital terciário e o domicílio do paciente. O objetivo é proporcionar reabilitação com uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
O chamamento público visava a contratação de uma estrutura com capacidade entre 100 e 200 quartos para instalação de 100 a 300 leitos. Como critério, o edital pontuou a necessidade de um ambiente com extensa área verde e ar fresco, conforto, tranquilidade, estrutura de hotelaria horizontal, acessibilidade, quartos individuais ou semi-privativos com banheiros, armários e camas.
O POVO entrou em contato com o Hotel para apurar como está os preparativos para a recepção desses pacientes, mas ainda não obteve resposta