Ceará tem nove das dez melhores escolas de anos iniciais do ensino fundamental do Brasil

Todas as instituições integram a rede municipal de ensino. A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Carmo Cardoso, no município de Independência, alcançando a maior pontuação do País (9,8)

23:33 | Set. 15, 2020

Em relação a 2020, Ceará teve crescimento de 4,7% no número de matrículas em tempo integral no ensino fundamental (foto: Barbara Moira)

Destaque nacional da educação segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a evolução dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no Ceará fez o estado liderar o ranking de melhores escolas dessa modalidade no Brasil, sendo todas da rede municipal. Das dez com nota mais alta em todo o País, nove são cearenses, com a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Carmo Cardoso, no município de Independência, alcançando a maior pontuação (9,8).

LEIA MAIS| "Muito orgulho": Camilo Santana comemora destaque do Ceará na educação pública brasileira

Em segundo lugar, todas com a nota 9,7, estão a EEF José Augusto Ferreira, em Quixeramobim e a EEF José Carlos da Silva, em Barroquinha. A única instituição entre as dez mais bem sucedidas que não é do Ceará é a Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus, localizada no município de Jequiá da Praia, no estado do Alagoas, também com Ideb em 9,7.

Na lista das dez melhores estão ainda os municípios cearenses de Cruz (duas escolas), Novo Oriente e Pires Ferreira. Quixeramobim é a cidade que lidera o número em escolas no intervalo analisado, com três instituições entre as dez mais bem avaliadas. Notas variam entre 9.8 e 9.5 e dizem respeito ao desempenho da educação cearense no ano passado.

Veja a lista das 10 melhores escolas do Brasil

EEF Maria do Carmo Cardoso - Independência (CE) nota 9,8
EEF José Carlos da Silva - Barroquinha (CE) nota 9,7
EEF José Augusto Ferreira - Quixeramobim (CE) nota 9,7
Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus - Jequiá da Praia (AL) nota 9,6
EEF João Evangelista da Cruz - Cruz (CE) nota 9,6
EEF João Ladislau de Paulo Magalhães - Cruz (CE) nota 9,5
EEF Francisco Rufino - Novo Oriente (CE) nota 9,5
EEF Duque de Caxias - Pires Ferreira (CE) nota 9,5
EEF Manoel Farias de Almeida - Quixeramobim (CE) nota 9,5
EEF Heloisa Maria Maia Pinto Dinelly - Quixeramobim (CE) nota 9,5

Os alunos do 1º ao 5º ano do fundamental no Ceará consolidaram um Ideb geral de 6,4 em 2019, superando em 1,3 a meta estabelecida para o ano e se tornando o estado que mais evoluiu no País nessa modalidade. Na rede pública, o estado obteve nota 6,3, ultrapassando em 1,5 ponto a projeção. Os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública registraram também o melhor resultado do Brasil e consolidaram índice foi 5,2.