Programa VaiVem é ampliado para Região Metropolitana do Cariri
O programa está ativo na Região Metropolitana de Fortaleza, e agora também garantirá gratuidade nas passagens de transporte público em cinco municípios Região Metropolitana do Cariri
15:10 | Dez. 30, 2025
O Programa VaiVem foi expandido para a Região Metropolitana do Cariri por meio do Projeto de Lei (PL) sancionado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
O decreto da ampliação da iniciativa foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição de segunda-feira, 29.
LEIA MAIS | Fotossensores são retirados das rodovias federais do Ceará
A ampliação do VaiVem para a Região Metropolitana do Cariri já está em vigor desde a data de publicação no DOE.
Nesta fase inicial, o programa tem a expectativa de beneficiar mais de 10 mil pessoas, entre trabalhadores desempregados e estudantes dos seguintes municípios:
- Juazeiro do Norte;
- Crato;
- Barbalha;
- Missão Velha.
Elmano já havia assinado e enviado o PL para votação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) no dia 16 de dezembro deste ano.
Leia mais
"Agora, queremos levar essa conquista também para o povo do Cariri. Conto com o apoio dos parlamentares para aprovar essa importante medida!", afirmou o governador em uma publicação que anunciava a expansão do benefício.
Em seguida, a proposta passou por votação na Alece, que decretou e o governador sancionou. O programa já estava ativo na Região Metropolitana de Fortaleza.
O que é o VaiVem?
Lançado em dezembro de 2023, o VaiVem é um programa que visa garantir passagens gratuitas, de ida e volta, via ônibus, metrô ou transporte alternativo.
Até então, o VaiVem era válido apenas para residentes dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A primeira fase do VaiVem foi destinada para estudantes. A partir de setembro de 2024, o programa passou a atender pessoas em situação de desemprego, que são beneficiárias do CadÚnico e Bolsa Família.
Depois o programa também foi ampliado em maio deste ano e começou a beneficiar, de forma geral, as pessoas em busca de emprego. Nesse sentido, a gratuidade fica suspensa caso o beneficiário consiga um emprego.
De acordo com o governador Elmano, o "VaiVem Trabalhador já soma mais de 33 mil solicitações de cartões e 3.800 pessoas beneficiadas que conquistaram uma vaga no mercado de trabalho".