MPCE denuncia 27 pessoas por tráfico de drogas no Cariri

Os denunciados são suspeitos de comercializar entorpecentes em seis cidades da região

13:02 | Fev. 08, 2024

Por: Guilherme Carvalho
Apreensão de drogas na região do Cariri (foto: Divulgação/SSPDS )

27 pessoas suspeitas de tráfico de drogas foram denunciadas pela 12ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, nessa segunda-feira, 5. Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), os acusados são suspeitos de ‘impulsionar o comércio de substâncias ilícitas’ em seis municípios do interior do Ceará.

O órgão apontou que os suspeitos foram denunciados após a extração de dados do aparelho celular de um homem identificado como “Cabelinho”, que seria o líder da organização criminosa.

No aparelho, foram encontradas mensagens e fotos que indicavam um esquema de tráfico de drogas que envolvia pelo menos 26 pessoas.

Conforme a denúncia, os delitos ocorriam nas cidades de Juazeiro do Norte, Jardim, Barbalha, Crato, Várzea Alegre e Caririaçu. Além da acusação por tráfico de drogas, cinco denunciados devem responder pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo. O suspeito apontado como líder do esquema criminoso já tinha passagem pela Polícia pelo crime de homicídio.

Apreensões de entorpecentes no interior do Ceará

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), na região do Cariri foram apreendidos 433 kg de drogas durante o ano de 2023. Destes, foram contabilizados, aproximadamente, 75 kg de cocaína, 108 kg de crack e 249 kg de maconha e derivados da cannabis. Até o momento, não foram divulgados dados referentes ao ano de 2024.