Saúde: UFC terá Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial

Centro de Referência em Inteligência Artificial terá como objetivo desenvolver projetos voltadas para diagnóstico, prevenção e terapêutica de baixo custo, na área da saúde do Ceará

11:26 | Mai. 06, 2021

A inscrição para o concurso da UFC 2021 começa hoje, sexta, 5, e acontece até o próximo dia 28; veja onde fazer, isenção, vagas e mais (foto: Aurelio Alves/O POVO)

A Universidade Federal do Ceará (UFC)  foi uma das seis instituições de pesquisa de todo o Brasil selecionadas para a instalação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) em Inteligência Artificial. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 4.

O Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA) terá como objetivo desenvolver projetos na área da saúde envolvendo internet das coisas, big data e transformação digital voltadas para diagnóstico, prevenção e terapêutica de baixo custo. O CEREIA funcionará dentro do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), já criado pela Universidade.

A proposta da UFC foi aprovada em seleção nacional conduzida por um consórcio formado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A UFC tem como parceiros três Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Além de investimentos da rede de saúde Hapvida e o suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Para o pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Rodrigo Porto, o projeto trará impactos positivos para a saúde do nosso estado. “Toda essa inteligência da UFC será direcionada a pesquisas com aplicações tangíveis que, considerando a capilaridade da rede de atendimento do nosso parceiro privado, trarão impactos significativos para a saúde do povo cearense, em primeiro lugar, mas também com alcance nacional e internacional”, completa.

LEIA TAMBÉM | Calendário letivo de 2021 da UFC segue até 2022; entidades contestam 

Financiamento

O edital prevê que o consórcio deve garantir um financiamento em torno de R$ 1 milhão por ano ao CEREIA ao longo de cinco anos. A rede Hapvida também deve fornecer o mesmo valor e terá acesso aos produtos desenvolvidos pelo CEREIA, segundo informações da própria Universidade.

Ao final desse período, o financiamento poderá ser renovado por mais cinco anos. Como se trata de um projeto de grande porte, a expectativa é de que ele envolva pelo menos 50 pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação.

Outros projetos

Além da UFC, também foram aprovados centros de pesquisa aplicada com focos nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes, nas seguintes instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SENAI/CIMATEC (Bahia) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT São Paulo).