Carnaval é feriado? Entenda e veja calendário de 2026
No período aproveitado para descanso ou folia, surge a dúvida sobre ser feriado ou não; saiba se haverá folga para o Carnaval
18:00 | Jan. 25, 2026
O Carnaval 2026 tem os dias 16, 17 e 18 de fevereiro marcados no calendário brasileiro. Nesse período, há dúvidas se é feriado ou ponto facultativo para estudantes e trabalhadores.
Apesar de estar incluso como data carnavalesca, 18 de fevereiro é Quarta-feira de Cinzas. Dessa forma, prolonga a programação esperada para uma pausa ou festa.
Dependendo do órgão público responsável, assim como a localização no País, a folga será definida de acordo com o que for determinado pelo governo. Assim, o Carnaval tem pontos facultativos no País e não é feriado, mesmo com a sua importância cultural.
Saiba as datas possíveis para descanso no Carnaval e entenda a diferença entre feriado e ponto facultativo.
Carnaval 2026: confira calendário
Para quem deseja curtir um bloco carnavalesco, fazer uma viagem ou apenas descansar da rotina diária, o calendário do período deve ser conferido para que uma programação prévia seja feita; confira:
- Carnaval: 16 e 17 de fevereiro;
- Quarta-feira de Cinzas: 18 de fevereiro;
- Possíveis emendas: 14 e 15 de fevereiro (final de semana antecedente), 19 e 20 de fevereiro (quinta e sexta-feira, com folga a depender do órgão público e do governo).
Com isso, a folia pode ser aproveitada por uma semana, dependendo do local que define o ponto facultativo.
Carnaval 2026: entenda se é feriado ou ponto facultativo
Os dias marcados para cada Carnaval mudam anualmente. O que neste ano caiu em fevereiro aconteceu, no ano anterior, em março, por exemplo.
Com a definição de pontos facultativos, funciona da mesma forma. Os locais e empresas decidem se funcionarão normalmente e se haverá folga para funcionários, o que define o ponto facultativo, sendo assim para a grande maioria do País.
Se fosse feriado, o descanso seria obrigatório. No caso de cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, o Carnaval tem essa denominação por lei por influência cultural e impulso do turismo no período.
Feriado ou ponto facultativo? Saiba a diferença
Datas como Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, e Natal, em 25 de dezembro, são consideradas feriados nacionais.
Isso significa que o pagamento em dobro, em caso de trabalho, ou descanso são direito garantidos aos trabalhadores. Assim, estabelecimentos cumprem um horário de funcionamento ou fecham no dia.
No caso do Carnaval e Quarta-feira de Cinzas, pontos facultativos, a suspensão de atividades não é obrigatória. Órgãos públicos têm tendência a fechar, enquanto os privados decidem o expediente.