Foguete sul-coreano explode ao decolar na Base de Alcântara, no Maranhão

Veículo não era tripulado. Segundo comunicado da Força Aérea Brasileira, sofreu uma "anomalia que o fez colidir com o solo"

09:10 | Dez. 23, 2025

Por: Agência Brasil
O foguete – que tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas – levaria satélites da Base de Alcântara para a órbita baixa da Terra (foto: INNOSPACE / Divulgação)

O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, primeiro voo comercial lançado a partir de uma base brasileira, explodiu minutos após decolar na Base de Alcântara, no Maranhão, na noite dessa segunda-feira, 23. O veículo não era tripulado.

O foguete da empresa Innospace partiu às 22h13min e, segundo comunicado da Força Aérea Brasileira (FAB), sofreu uma “anomalia que o fez colidir com o solo”.

De acordo com a nota, uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local da queda para analisar os destroços. A Innospace também trabalha para descobrir o motivo da falha.

Lançamento de foguete foi adiado três vezes

O lançamento do HANBIT-Nano foi adiado diversas vezes. Inicialmente, o voo estava programado para ocorrer em novembro.

A data mudou para 17 de dezembro, mas foi identificada uma anomalia, o que levou a nova mudança, dessa vez para 19 de dezembro. Outro problema fez com que o lançamento fosse transferido para essa segunda, 22.

O veículo espacial tinha 21,8 metros de comprimento e pesava 20 toneladas. Ele levaria para o espaço satélites que seriam colocados na órbita da Terra.

Também carregava oito cargas úteis: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos pelo Brasil e a Índia.