Vacina meningocócia ACWY passa a ser ofertada para crianças de 12 meses
A partir de 1º de julho, crianças de 12 meses poderão receber o imunizante pelo sistema único de saúde
10:16 | Jun. 30, 2025
A oferta da vacina meningocócica ACWY será ampliada para crianças de 12 meses a partir de 1º de julho. Atualmente, o esquema vacinal para bebês inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, com um reforço aos 12 meses. A ACWY, atualmente, é ofertada no SUS
Com a ampliação da oferta, o reforço será feito com o imunizante ACWY, que aumenta a proteção contra os sorogrupos ACWYda bactéria que causa a meningite.
“Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano. Isso reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a proteção da população e o enfrentamento da doença”, informou o titular da pasta nacional de Saúde, Alexandre Padilha.
No ano passado, o órgão federal lançou as Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, elaboradas junto à sociedade civil e organismos nacionais e internacionais. A proposta está alinhada ao trabalho global da Organização Mundial da Saúde (OMS) na luta contra a meningite bacteriana.
Leia mais
Anteriormente, a vacina meningocócica ACWY era ofertada pelo SUS para adolescentes de 11 a 14 anos em dose única ou como reforço, segundo o histórico vacinal. A ampliação do imunizante para crianças de 12 meses está prevista na nota técnica nº 77/2025, que explica os esquemas vacinais recomendados e as diretrizes para a aplicação da vacina.
As crianças que já foram imunizadas com as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não necessitam da vacina ACWY por agora. Mas as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber o reforço com a ACWY.
O Brasil já registrou 4.406 casos de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Outros imunizantes disponíveis no Sistema Único de Saúde, como a BCG, a Penta e a Pneumocócicas (10,13 e 23-valente) também auxiliam na proteção contra a meningite.