Youtuber infantil é alvo de críticas após usar símbolo associado ao nazismo

O símbolo é utilizado para se referir a mensagens ou discursos com conotações racistas, xenofóbicas ou discriminatórias que são sutis ou codificadas

14:19 | Jun. 30, 2024

Por: Luíza Vieira
Ronaldo Souza, conhecido como Gato Galáctico, bebendo leite cru, símbolo utilizado para descrever mensagens com conotações racistas, xenofóbicas e/ou descriminatórias (foto: Reprodução- X (Antigo Twitter) - Ronaldo Souza )

O youtuber Ronaldo Souza, conhecido por interpretar o Gato Galáctico, um dos personagens mais conhecidos entre o público infantil brasileiro, foi alvo de críticas após publicar uma foto bebendo leite cru, que é considerado nos Estados Unidos, um “apito de cachorro”. Este termo é utilizado para se referir a mensagens ou discursos com conotações racistas, xenofóbicas ou discriminatórias que são sutis ou codificadas.

A foto foi publicada na última quinta-feira, 27, dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Na publicação, Ronaldo escreveu a seguinte legenda: “Podemos descriminalizar o leite cru também? Não faz o menor sentido ser ilegal”.

Em seguida, os internautas começaram a criticar o ato e apontaram outros elementos de Ronaldo que poderiam ser um “apito de cachorro”, como a resposta do influenciador a um seguidor: “Não sei se em um organismo normal é capaz de dar algum mal estar”.

Acontece que, de acordo com o escritor afrofuturista Ale Santos, “as teorias do século XX defendiam que negros tinham intolerância a lactose e que o leite era um símbolo da pureza e dos valores elevados dos arianos”.

Na última sexta-feira, 28, Ronaldo utilizou o X, antigo Twitter, para se pronunciar acerca do assunto. Segundo ele, a associação feita pelos internautas se tratou de uma “mentira absurda” e que ele abomina “o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência”.

“Por aqui, defendemos a paz e em nome dela e do bem-estar da minha família, que está sendo afetada por essa situação, e de qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida, irei remover a publicação. No meu canal, temos um compromisso diário com a mensagem que é transmitida a todos que nos acompanham e em hipótese alguma permitirei a disseminação de informações falsas”, escreveu.

A comercialização de leite cru é proibida no Brasil desde o ano de 1969, em função dos riscos à saúde pública, o que tornou ainda mais peculiar a defesa de Ronaldo a favor da descriminalização do produto.

Em outra publicação, que também gerou repercussão negativa, o youtuber comemora a vinda de seu segundo filho. Um seguidor escreve que Ronaldo é “salvador da raça” e o influenciador responde com um emoji batendo continência. Os usuários do X consideraram a resposta como racista.

 

Ronaldo chama Felipe Neto de Lúcifer

As alfinetadas nas redes sociais se intensificaram após o influenciador Felipe Neto se manifestar sobre a legalização da maconha. Em sua conta oficial do X, Neto publicou: “Álcool mata muito mais que maconha. Álcool vicia muito mais q maconha. Álcool destrói muito mais famílias. Álcool é 114 vezes mais letal que a maconha.”

Em resposta, Gato Galáctico retrucou chamando Felipe de “Lúcifer”. “Disse Lúcifer enquanto esfregava as mãos, revelando a maldade do que acabara de pronunciar.”

Veja

Disse Lúcifer enquanto esfregava as mãos, revelando a maldade do que acabara de pronunciar. https://t.co/4cXr9OkCJe

— Ronaldo Souza (@OGatoGalactico) June 26, 2024

O posicionamento de Felipe Neto não tardou e ele criticou duramente Ronaldo pela foto com o copo de leite cru.

“O cara postou foto bebendo leite e usando camisa verde (procure saber a relação disso com movimentos de supremacia branca). E bateu continência para um sujeito que disse que ele é ‘salvador da raça’. Não dá pra ficar mais claro que isso’”, escreveu.