Prefeitura de Manaus inaugura 'praça PET' com fogos de artifício

Inauguração de praça direcionada aos pets em Manaus causou polêmica após fogos de artifício perturbarem animais

22:53 | Abr. 13, 2024

Por: Caynã Marques
Praça PET em Manaus teve inauguração com fogos e causou repercussão entre ativistas da causa animal (foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus)

A Prefeitura de Manaus, capital do Amazonas realizou na última quinta-feira, 11, a inauguração de uma praça destinada aos animais de estimação da população, denominada 'Praça PET'. No entanto, durante o evento, fogos de artifício foram disparados, causando inquietação nos bichinhos.

A inauguração, localizada no Conjunto Kíssia, Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, contou com a presença do prefeito local, David Almeida (Avante), e do vereador e defensor das causas animais, Kennedy Marques (MDB).

CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

Segundo o portal Radar Amazônico, cerca de 40 animais estavam presentes e foram perturbados pelos fogos, que não eram na versão silenciosa. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra tutores fugindo do barulho junto com seus pets.

VEJA como proteger os animais de estimação do barulho dos fogos de artifícios

Inauguração contou com passeio de pôneis e homenagem polêmica

Além da controvérsia dos fogos, durante a inauguração, houve passeio de pôneis para as crianças presentes, uma prática contestada por ativistas da causa animal.

Em fevereiro deste ano, outro episódio controverso sobre a praça veio à tona. Uma imagem no muro da praça chamou a atenção, incluindo o nome "Tony", gerando polêmica nas redes sociais. Os internautas questionaram se seria uma homenagem ao animal da noiva do prefeito.

A Prefeitura de Manaus confirmou que a pintura era de Tony, porém, negou ser uma homenagem, mas uma representação da alegria dos pets.

Leis que impedem a utilização de fogos 'barulhentos'

Há um projeto de lei, o PL 5/2022, no Senado Federal, proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que visa proibir em todo o território nacional o uso e a venda de fogos de artifício que produzem barulhos com a explosão de pólvora. A medida busca proteger pessoas e animais do impacto negativo causado por esses artefatos.

O projeto está em tramitação e pode trazer benefícios significativos para a segurança e bem-estar da população.

Fogos de artifício: CONFIRA os cuidados com os materiais